4 princípios para desenvolver sua inteligência emocional

5 minutos para ler

O termo inteligência emocional é um princípio da psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade.”

Basicamente, a inteligência emocional nada mais é que você conseguir lidar com as pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, por meio do desenvolvimento de habilidades.

Essa habilidade ajuda na construção de um bom relacionamento com as pessoas, permitindo um bom entendimento nas relações pessoais e a melhora significativa na comunicação dentro do seu trabalho.

Outro ponto, é que a inteligência emocional influencia, de modo positivo na saúde física e mental. Ela ajuda a prevenir transtornos psicológicos, como a ansiedade e depressão, bem como distúrbios psicossomáticos.

Além do mais, a ciência já comprovou que doenças cardíacas, câncer e diabetes, entre outras, têm relação com sentimentos não trabalhados corretamente pelo paciente.

Às pessoas que conseguem desenvolver a sua inteligência emocional são cada vez mais valorizados em seu ambiente de trabalho. Pois, conseguem reconhecer às suas limitações, o que às vezes enxerga melhor os seus pontos fracos e trabalham para melhorá-los. 

Além disso, trabalham como influenciadores e desenvolvedores de pessoas.

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional

Seja no trabalho ou em casa lidamos frequentemente com as pessoas, e suas formas de pensar. Além disso, precisamos gerenciar a nós mesmos e as cobranças internas ou externas.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida em todas essas situações, ou seja, nas diferentes áreas da nossa vida.

No entanto, para descobrir como fazer isso, é preciso tomar consciência de si e vigiar-se para lidar com as adversidades da melhor maneira possível.

Abaixo, listei algumas técnicas que podem ajudar a desenvolver a sua inteligência emocional! 

Confira:

1 – Observe e analise o seu comportamento

Para compreender o seu próprio comportamento, é preciso avaliar em alguns aspectos, a observação deve acontecer quando as circunstâncias se colocarem diante de você, sejam boas ou ruins.

Sendo assim, observe se as suas reações da mente e do corpo, além do que você sentiu e quais foram os seus pensamentos naquela situação.

Além disso, faça uma análise de você reage em relação aos seus sentimentos ( sejam positivos ou negativos). Com isso, você poderá tentar descobrir o que desencadeou as suas reações físicas.

A inteligência emocional está na avaliação de suas atitudes, nas sensações e no seu entendimento de como elas impactam suas relações e sua rotina pessoal. Com essa autoavaliação será possivel propor melhorias em sua forma de pensar e agir.

2- Domine suas emoções

Existem diversos tipos de pessoas, aquelas que são mais tranquilas e outras que são mais agitadas. No entanto, ninguém está livre de cometer erros precipitados, dependendo da situação.

Agir por impulso é natural do ser humano, pois, desde a antiguidade, isso era usado como forma de defesa.

No entanto, a impulsividade não é uma boa aliada na maioria das situações.

Sendo assim, o ideal é que você comece a dominar melhor os seus impulsos antes da tomada de decisões. Por isso, tente recobrar a calma e a razão, ao invés de apenas agir por impulso.

Veja agora alguns exercícios podem ajudar nesse processo: 

  • respiração;
  • meditação;
  • caminhada;
  • corrida;
  • pilates;
  • prática regular de atividades físicas no geral.

3- Aprenda a trabalhar às emoções negativas

Para manter o bem-estar, é preciso que você saiba controlar as emoções que te mais te afligem. Afinal, o fato de lidarmos com emoções negativas é um mal inevitável.

Sendo assim, quando elas atingem de maneira intensa durante um longo período o nosso interior acaba sofrendo uma instabilidade. 

A Inteligência Emocional é uma ferramenta poderosa, que nos apresenta um ponto de vista mais equilibrado sobre a vida, proporcionando uma autorregulação dos nossos sentimentos. Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos.

Um alerta, quando as emoções negativas como a raiva, insegurança, medo e tristeza aparecem, é preciso saber lidar com elas para permitir que elas não nos controlem. 

Nesse ponto, se houver dificuldades, a intervenção de um bom profissional da Psicologia pode ajudar.

4- Aprenda a lidar com pressão 

Como eu disse, atualmente, a vida exige muito das pessoas. São várias situações para lidar que pedem soluções cada vez mais rápidas. A pressão pode ser externa, como fornecedores, clientes ou pessoas a quem prestamos contas, ou interna, pois nós mesmos acabamos por nos cobrar resultados.

Contudo, precisamos aprender a priorizar o que é mais importante. Pois, iremos aprender a ter um melhor controle da situação, evitando que a ansiedade domine a situação.

Para ajudar nessa tarefa podemos usar ferramentas que ajudem na priorização das atividades, como uma lista de afazeres.

Cuidar da saúde, ter momentos de lazer e respeitar seus limites são ações que podem auxiliar na aquisição de mais segurança (o que, consequentemente, facilitará no controle dos sentimentos negativos gerados pela pressão).

Quanto mais a inteligência emocional for aprimorada, mais confortável e seguro o indivíduo se sentirá para resolver seus problemas.

Ref: https://blog.psicologiaviva.com.br/inteligencia-emocional/

Posts relacionados

Deixe um comentário