Como criar metas para 2022 que realmente sejam alcançáveis

3 minutos para ler

As metas atingíveis são aquelas que podem ser alcançadas por meio de planejamento, na qual é possível obter o controle e previsão de conclusão sobre elas.

Por exemplo, compare estes dois tipos de metas:

1) Em 2022, vou ficar fluente em espanhol.

2) Vou começar a fazer aulas intensivas de espanhol em janeiro e terminar o nível básico até março e o intermediário até julho. 

Na sua opinião, quais das metas acima, serão alcançadas a número 1 ou a 2? 

 A meta número 2 é muito mais alcançável. Sabe por quê?

 1 – está dividida em pequenas metas;

 2 – já traz um certo planejamento.

Quando a meta é explicativa e traçada em pequenas etapas, ela se torna objetiva. Pois, ao fragmentar você pode acompanhar os resultados constantemente e, se for necessário, você pode realizar ajustes nos planejamento.

Como criar metas para 2022: método smart

Existe um método que pode te ajudar na criação de suas metas para 2022. Esse método, já foi falado aqui, mas sempre é bom lembrar. É a metodologia de metas SMART. Ela define que todas as metas devem ser:

S (specific): específica;

M (measurable): mensurável;

A (achievable): alcançável;

R (Relevant): relevante;

T (time based): e ter prazos definidos.

Ideias de metas para 2022

Para iniciar bem o ano de 2022, recomendo que você selecione duas ou três metas reais para você. Anote-as no celular, caderno ou no computador. É um processo rápido e que pode ser muito eficiente.

Vamos ao passo a passo: 

Liste duas ou três metas profissionais que você quer alcançar em 2022. Nada muito longo nem detalhado;

Pense o que você precisa fazer para conseguir isso.

Por exemplo, Melhorar seu inglês? Terminar a pós? Voltar para a graduação que você abandonou há séculos? Fazer um networking mais eficiente? Anote os passos;

Estabeleça alguns indicadores que mostrem o quanto você está evoluindo para chegar ao seu objetivo. Por exemplo, retomar as aulas em março (do inglês, da pós, do que quer que seja), participar de pelo menos um evento para conhecer pessoas por mês etc.

Coloque um lembrete mensal para acompanhar os indicadores. É algo bem rápido, mas importante para você saber o quanto está caminhando – sem sabotar seus planos.

Pronto! Suas metas profissionais para 2022 estão estabelecidas. Agora, respire fundo, relaxe e se prepare para fazer deste o melhor ano da sua carreira. Dá tempo!

BÔNUS: como evitar procrastinação?

A grande inimiga da realização de planos, é a procrastinação. Assim, evite que essa mania frustre os seus planos, a melhor dica é não deixar as coisas para depois. Se você estipulou metas para 2022, reserve um tempo para cumprir essas metas dia a dia. 

Por exemplo, você quer ser um expert em planilhas? Estude o assunto 20 minutos por dia. “Não tenho tempo” é a principal desculpa do procrastinador, sabia? É também uma forma de autossabotagem. Fique atento para não entrar nessa. 

E vamos em frente que 2022 já começou!

Posts relacionados

Deixe um comentário