O que é Endomarketing e como ele pode transformar sua empresa?

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Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional, voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos funcionários dentro de seu negócio. Pois os colaboradores estão diariamente ligados aos processos de sua empresa e isso os torna verdadeiros promotores de sua marca, eles possuem alto nível de influência nas pessoas quando se trata de sua marca de modo geral

Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de uma pizzaria. Quando estão felizes com o seu ambiente de trabalho, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios do lugar onde trabalham para o seu círculo social. Isso gera um ótimo resultado, pois muda a percepção das pessoas em relação ao seu negócio, as pessoas começam enxergar o seu negócio de forma mais humana e carismática, criando um sentimento de “paixão” pela sua empresa.

Qual setor da sua empresa deve desenvolver um trabalho de endomarketing?

O marketing interno deve ser desenvolvido pelos setores de RH e marketing. O RH precisa atentar-se pelas vontades dos colaborares, lidando com os problemas e posteriormente desenvolvendo uma melhoria nas suas condições de trabalho garantindo assim, um melhor ambiente de trabalho.

O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam parte da empresa onde trabalham.

Sendo assim, o RH e o time de marketing precisam unir-se e trabalharem com o foco de melhorar as relações dentro da empresa, proporcionando atividades que resultem em uma maior motivação para a equipe.

Por que trabalhar o endomarketing?

Antes de investir em endomarketing, é preciso entender como ela afeta diretamente a sua empresa. Leia a seguir:

1- Colaboradores mais motivados

O marketing interno ajuda na motivação dos funcionários. Isso ocorre uma vez que a empresa se mostra mais aberta a melhorias e sugestões que os colaboradores têm a oferecer.

A motivação dos colaboradores aumenta consideravelmente quando percebem que estão conectados ao um ambiente de trabalho que a empresa se preocupa com a sua qualidade de trabalho e bem-estar.

2- Otimização da produtividade

Assim como a motivação, a produtividade aumenta dentro de uma empresa que aplica boas estratégias de endomarketing.

Isso acontece porque os colabores se sentem mais motivados e contentes com o seu trabalho, eles o fazem da melhor forma possível, com uma atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o seu negócio

3- Menor rotatividade de funcionários

Mais uma vez a motivação está ligada a outra vantagem do endomarketing.

Quando o colaborador nota que está em um ambiente de trabalho que preza pela sua qualidade e bem-estar, poucos se mostram infelizes, consequentemente não querem sair daquela empresa, outro fator é que eles não pensam apenas no seu salário, mas sim na importância que a empresa dispõe aos seus funcionários.

3 Estratégias para você implementar o endomarketing na sua empresa.

Um dos pontos primordiais é a comunicação, seja para conquistar clientes ou colaboradores dentro de sua empresa.

Desse modo, separamos 3 dicas para você começar a aplicar o marketing interno dentro de sua empresa, assim, aumentando a satisfação de sua equipe e tornando-os verdadeiros defensores de sua marca.

1- Melhoria nos processos de comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para implementação de atitudes que podem melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, é necessário que o seu negócio invista na melhoria de processos de comunicação interna junto aos funcionários

Ao definir melhorias é nítido que as pessoas dentro da organização se sintam cada vez mais úteis. Dessa forma, eles irão entender que são peças fundamentais para o desempenho do negócio, aumentando assim a motivação de toda a equipe.

2- Iniciar uma pesquisa de satisfação com os colaboradores.

A pesquisa de satisfação, terá a finalidade de analisar o sentimento dos colaboradores em relação a organização.

Desse modo, é possível implementar atividades que irão melhorar o ambiente de trabalho.

Além disso, durante a pesquisa é interessante perguntas aos funcionários o que eles pensam sobre o que é uma boa solução para determinados fatos.

3- Criação de benefícios para os colaboradores

Além dos benefícios básicos como o vale transporte, alimentação e plano médico, existem outras formas de benefícios que podem ser exploradas.

Alguns exemplos são, vale – academias ou algum tipo de parceria com empresas que podem auxiliar no bem-estar de seus colaboradores, como cupons de desconto em sessões de terapia, barbearias, salões de beleza, descontos em loja de roupas etc.

O horário flexível e a possibilidade de home office também são interessantes em empresas que comportam esse formato.

Comece a mudando a sua cultura!

O segredo do marketing interno é entendermos a mente dos colaboradores, pois todos nós seres humanos buscamos a realização pessoal. Ao analisarmos e entendermos o que cada pessoa busca, tornaremos o ambiente de trabalho o mais parecido com a felicidade de que cada pessoa busca para si, ou seja, o ambiente de trabalho deve ser propicio ao crescimento, juntamente com o a analise comportamental de cada um.

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