Gestão logística, o que é? Aprenda como aplicar na sua empresa!

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Gestão logística está ligado a produção, estocagem e a entrega dos insumos das empresas. Atualmente, as empresas precisam estar cada vez mais conectadas, para que assim, possam oferecer sempre os melhores produtos para os seus consumidores.

Afinal, as formas de consumo mudaram e ter uma boa gestão logística é essencial para o crescimento de qualquer negócio!

Sendo assim, separamos algumas dicas e explicações para que você possa aprender de maneira prática como montar um bom processo logístico na sua empresa!

Portanto, para facilitar o seu entendimento, separamos os tópicos que veremos nesse artigo!

Confira os tópicos que serão abordados!

  • O que é gestão em logística;
  • Tecnologia e logística;
  • Os principais erros cometidos na logística;
  • 4 ferramentas para te ajudar na logística da sua empresa.

O que é a gestão em logística?

Quando uso o termo gestão em logística, é o mesmo que se referir a uma série de atividades essenciais para o bom funcionamento de sua empresa.

Os principais exemplos são: transporte, armazenamento, manuseio, embalagem, entrega etc.

Sendo assim, fica evidente que essas atividades estão muito relacionadas ao nível de satisfação do seu cliente, afinal, o uso inadequado desses processos causará sérios problemas, como danos a sua mercadoria, vencimento de produtos e atrasos na entrega.

Ou seja, investir na gestão dessas operações é fundamental para melhorar a produtividade, além disso, contribui para a melhoria da satisfação de seu cliente. Isso, com certeza, resultará em uma vantagem competitiva para a sua empresa.

Tecnologia e logística

Além de melhorar a qualidade para a sua produção, o surgimento da tecnologia em logística é justamente para otimizar a sua produção, reduzir custos e amenizar as falhas em processos.

Desse modo, entender como funciona a tecnologia da informação na logística é a base para aplicação desse processo em sua empresa.

A área da tecnologia é aplicada em armazenamento e tratamento de dados, com a finalidade de otimizar a gestão e os processos de organização relacionados ao transporte das suas mercadorias.

Em um cenário de alta competitividade e consumidores cada vez mais exigentes, desburocratizar as tarefas e melhorar processos logísticos é essencial para que a sua empresa cresça e se destaque no mercado!

Os principais erros cometidos nos processos logísticos

Se falei que são erros, anota aí para não cometer, ein! ?

Cometer erros na gestão logística da sua empresa não desperdiça apenas os recursos financeiros, mas também desgasta a sua credibilidade e prejudica diretamente a sua relação com os seus clientes!

Confira os 4 principais erros de logística que sua empresa deve evitar:

  1. Não considerar a cadeia de suprimentos como uma estrutura dinâmica;
  2. Falhar na sincronia entre demanda e cadeia de suprimentos;
  3. Ter pouca visibilidade do sistema de informação;
  4. Não se preocupar com o armazenamento.

Montar um processo logístico sem atenção a sua demanda, sem visibilidade e desconsiderando o armazenamento estão entre os erros mais graves e comuns cometidos nos processos de gestão logística. 

Sendo assim, com as ferramentas necessárias, será possível fazer as modificações necessárias e construir resultados mais assertivos!

4 ferramentas para te ajudar na logística da sua empresa.

1) Software de rastreamento 

Todo mundo ao comprar um produto na internet gosta de saber onde está a sua entrega, não é mesmo? Por isso, se faz importantíssimo utilizar um software de rastreamento. 

Essa função não só organiza os processos dentro da sua empresa, mas também ajuda no relacionamento com os seus clientes, pois como falado acima, eles passam a ter informações em tempo real das suas compras. 

Ou seja, você proporciona uma melhor experiência de compra para eles, fora que você passa a ter mais credibilidade e segurança em seu produto. 

2) ERP (Enterprise Resource Planning)

O sistema ERP proporciona um conjunto de melhorias para a rotina diária de empresas de qualquer porte. Quando os gestores passam a contar com essa ferramenta, será mais fácil otimizar diversas etapas dos processos operacionais e ainda identificar oportunidades de novos negócios.

Seu principal diferencial é a centralização das informações em uma única plataforma. O fluxo de dados corporativos se torna mais fluido e passa a ser compartilhado com facilidade. Como se não bastasse, ele automatiza tarefas e elimina dados duplicados.

Desse modo, como resultado da capacidade que o ERP tem de registrar informações, os colaboradores passam a contar com uma espécie de banco de dados repleto de conhecimento sobre os processos internos e o histórico de vendas da empresa. Ou seja, a partir daí, será mais fácil gerar insights valiosos e lançar novos produtos, por exemplo.

3) CRM (Custom Relationship Management)

O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, tem como objetivo impactar os clientes de maneira objetiva. Esse tipo de sistema costuma ser o preferido do time de vendas por ter excelentes funções em várias rotinas.

Outro atrativo muito importante é a possibilidade de integrar a jornada do cliente.

Basicamente, ele aborda todas as experiências e sensações dos consumidores durante uma jornada de compra ou durante a criação do relacionamento com uma empresa no andamento de uma parceria.

Sem contar que também é possível adaptar o sistema em outros pontos do trabalho, além da venda em si, como as pesquisas sobre os fornecedores.

Veja outras vantagens:

  • redução da rotatividade;
  • identificação de diferenciais competitivos;
  • aumento da fidelização;
  • fidelização ao serviço;
  • suporte mais acessível;
  • atendimento diferenciado.

4) BPM (Business Process Management)

Também conhecido como Gerenciamento de Processos de Negócios, BPM é um conjunto de práticas de gestão integrada que focam na avaliação e identificação das oportunidades de melhoria em seu negócio.

A lógica costuma ser muito simples. Para que o crescimento aconteça, torna-se indispensável conhecer a fundo todos os processos envolvidos na realização do trabalho.

Dessa maneira, o sistema permite estudar sobre desempenhos individuais, de equipes e áreas importantes para que os gestores consigam tomar melhores decisões.

Os resultados, nesse caso, acontecem por meio da reunião de avaliações técnicas e tecnologia.

No entanto, quando chegar o momento de aplicar esses resultados na prática, esse sistema será responsável por ajudar a direcionar todos os processos com monitoramento detalhado.

Considere, também, que ele é um bom aliado na hora de encontrar gargalos na operação e direcionar melhor os recursos disponíveis na empresa.

Agora que você já sabe como realizar a uma boa gestão na logística da sua empresa, que tal usar um sistema e ver na prática os benefícios a tecnologia pode trazer para sua empresa?

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