O que é comunicação não violenta e como aplicar

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A comunicação é um dos grandes pilares para o sucesso da sua empresa. Afinal, é por meio dela que as informações circulam para que as tarefas possam ser executadas.

Sendo assim, é preciso saber se comunicar com as pessoas que estão ao seu redor, sejam seus funcionários ou superiores, pois ao se comunicar de maneira errada, pode-se gerar ruídos e conflitos.

Por isso, no contéudo de hoje, gostaria de conversar a respeito de comunicação não violenta.

Confira!

Por que usar a comunicação NÃO violenta na minha empresa? 

Na década de 60, o psicólogo americano Marshall B. Rosenberg criou o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV). Em seu livro “Comunicação Não Violenta”, Marshall explica o conceito da seguinte forma:

A Comunicação Não Violenta se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. […] 

Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando. – Marshall B. Rosenberg.

Esse pensamento se expandiu chegando ao mundo empresarial.

Ele é uma das estratégias mais eficientes quando se trata de comunicação entre equipes, sendo fundamental para mediar conflitos, abrir espaço para o diálogo e melhorar o ambiente organizacional.

Assim, é possível aumentar a produtividade e o engajamento de seus funcionários, além de criar um ambiente de trabalho mais humano, transparente e inclusivo.

Com frequência, nós usamos o medo, a vergonha, a ameaça e a acusação para lidar com situações de discordância e impor nossas ideias. 

Só que essa atitude não é nada produtiva e impede que as pessoas enxerguem o que realmente importa em uma discussão: esclarecer sentimentos, necessidades, percepções e, principalmente, comunicar o que queremos que o outro faça. 

Um estudo publicado em 2020 na Everyone Social, nos EUA, revela que um terço dos colaboradores acreditam que a falta de uma comunicação mais aberta e honesta dentro da empresa afeta sua motivação. 

Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que uma simples melhora na conexão entre os funcionários pode aumentar a produtividade em até 25%.

Alguns benefícios da Comunicação Não Violenta:

  • Reduz conflitos;
  • Resolve problemas;
  • É um conceito que pode ser usado na vida pessoal;
  • Ajuda seus colaboradores a se tornarem mais persuasivos;
  • Auxilia as pessoas a entender uma situação por uma visão mais ampla e não reativa;
  • Desenvolve a empatia dentro da empresa.

Além disso, é importante saber que um dos grandes segredos está em saber que você pode facilitar esse processo, por meio da comunicação. O resultado, você terá um ambiente de trabalho mais empático e saudável. 

Vale a pena investir!

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