Como garantir a segurança da informação em empresas?

4 minutos para ler

A segurança da informação em empresas é uma pauta inadiável para qualquer gestor. De fato, de tempos em tempos, vemos notícias de corporações que sofrem invasões e perdem dados importantes ou, pior, acompanham a divulgação de detalhes sobre os clientes, que são extremamente prejudicados.

Para impedir que isso aconteça, a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018, estabelece limites e condições para a coleta e a utilização de informações pessoais. Como forma de evitar problemas em uma situação como essa, você precisa ter atenção redobrada com as políticas internas e contar ao máximo com a ajuda da tecnologia.

Quer saber mais? Vamos mostrar como garantir a segurança da informação em empresas. Acompanhe!

Escolha um Sistema de Gestão Empresarial integrado

O famoso sistema de ERP online é a melhor forma de fazer com que os gestores da empresa trabalhem de maneira integrada. Assim, fica mais simples garantir que as informações importantes sejam compartilhadas apenas com as pessoas certas e os projetos aconteçam de maneira mais organizada.

Outro ponto importante, aqui, envolve a segurança dos dados. Isso pode ser feito a partir de backups frequentes e atualizações automáticas, que contam com a praticidade do sistema de armazenamento em nuvem. Existe, ainda, a oportunidade de guardar informações da área financeira e o controle de estoque e outros setores.

Afinal de contas, os backups diários e automáticos permitem que os gestores e colaboradores não precisem se preocupar em salvar arquivos ou em criar um esquema estratégico contra ataques cibernéticos ao negócio, com enfoque em roubar dados.

Utilize internet dedicada

O link dedicado, conhecido também como IP dedicado, é uma das mais importantes decisões para empresas que precisam de total segurança e velocidade. Esse tipo de conexão foi criado, essencialmente, para o universo corporativo, e costuma ser ofertado em diversos meios, como operadoras de telefone, empresa que atua com Tecnologia de Informação (TI) e Data Centers.

Uma de suas principais vantagens está no acesso organizado, seguro e ágil. Isso porque o negócio fica conectado a uma mesma porta roteadora, que elimina o tráfego de rede. Além disso, em comparação com a internet banda larga, o tempo de reparo, quando existe qualquer interrupção ou problema, costuma ser bastante reduzido.

Assim, conforme esse tipo de exclusividade, a empresa consegue o melhor desempenho nas atividades do dia a dia e no gerenciamento do sistema de maneira geral. O link dedicado se mostra, em muitas situações, indispensável a empresas que têm dados críticos e não podem passar por longos períodos sem conexão.

Tenha sistemas de firewall

Criar barreiras de segurança contra vírus, malware e ransoware faz muita diferença na tranquilidade envolvida no trabalho. Esses processos de proteção contra ameaças andam em conjunto com a conscientização dos colaboradores.

Assim, além dos sistemas de firewall, o antivírus tem extrema importância e serve de alerta para que as políticas implantadas sejam direcionadoras do trabalho. É indispensável que uma equipe especializada no assunto crie protocolos de segurança junto aos gestores para que o sistema e as informações fiquem protegidos.

Vale lembrar que ser negligente com os dados do negócio representa um grande risco, mas tudo se torna ainda mais grave quando os dados dos clientes estão envolvidos. Então, certifique-se de que tudo esteja protegido por senhas e até seguranças físicas para manter as informações longe de riscos.

Priorize a criptografia

A criptografia é uma forma de proteção que reúne um conjunto de técnicas pensadas estrategicamente para que apenas o emissor e o receptor consigam interpretá-la. Na maioria da vezes, são usados algoritmos na codificação.

Assim, o processo de decodificação só poder se feito com a chave utilizada na primeira etapa. Sem contar que, com a Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas conseguem se precaver de escândalos causados pelo uso indevido de informações.

Agora você já sabe como garantir a segurança de informação em empresas. O mais importante, nesse caso, é buscar serviços especializados em proteção que possam ajudar a resguardar os dados internos e trazer a máxima tranquilidade para se destacar no mercado em projetos eficientes.

Gostou das informações do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

Deixe um comentário