Como evitar erros comuns na Black Friday e alavancar suas vendas
A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano para o comércio, tanto para grandes quanto para pequenas […]
Ter uma boa presença digital nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje, uma vez que, a internet cada dia que passa ganha mais espaço!
Sendo assim, se você está lendo esse conteúdo e deseja aplicar alguns conceitos para vender mais na internet, leia esse até o final!
Hoje, falaremos sobre os seguintes temas:
A maior dúvida dos gestores que não estão muito habituados com a internet é essa, o que fazer para ter uma boa presença digital?
Começar a ter uma presença digital pode ser comparado ao mesmo que abrir uma loja na pior rua da cidade, uma vez que, os seus canais são poucos conhecidos, você não tem muitos seguidores e você não tem muito conhecimento sobre as boas práticas na internet.
No entanto, a boa notícia é que as coisas acontecem com mais velocidade dentro do meio digital, o que faz a sua empresa se destacar de maneira mais rápida comparada ao empreendimento físico.
Sendo assim, o primeiro investimento que você precisa é de conhecimento.
Nota-se que os dois primeiros tipos de presenças podem ser construídos de maneira totalmente gratuitas, ou seja, existem inúmeras formas de construir uma boa presença digital sem precisar investir muito dinheiro.
Você deve estar na internet porque o seu cliente está lá, hoje cerca de 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, um número muito expressivo.
As formas de consumo mudaram e as pessoas começaram a utilizar a internet como meio protagonista de compra, o que, com certeza, levou a uma mudança de hábitos na qual as empresas precisam se adaptar.
Recentemente, estava ouvindo um Podcast e foi citado que agora as grandes marcas estão cada vez mais oferecendo um propósito de vida para os seus clientes.
Ou seja, as empresas são como grandes líderes que lideram os seus consumidores para um estilo de vida único ao comprarem ou se envolverem com ela.
E isso, é totalmente possível para as microempresas, sabe por quê? Você tem uma vantagem que é conhecimento real dos seus clientes, você, provavelmente, é amigo deles e isso te dá um poder enorme de influência.
Então, saiba aproveitar isso!
Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, tente investir em lançar uma marca própria, pois isso irá fazer com que os seus compradores se sintam únicos e parte do seu processo de crescimento, ou seja, você está criando propósito de vida para eles.
Lembra que falei sobre o primeiro investimento que você deveria ter é o conhecimento?
Esse conhecimento, não precisa ser um doutorado em Marketing digital, por Harvard, mas sim, caminhos para que a sua empresa construa um bom relacionamento com os clientes por meio da internet e venda mais!
Sendo assim, separei algumas estratégias super simples e que não precisam de muito investimento para aplicá-las.
Se liga!
Criar uma boa relação com os seus clientes é essencial para construir uma boa presença digital, pois vendas são geradas a partir de relacionamento.
Fazendo uma comparação com as lojas físicas, quando você vai comprar um tênis, você gosta de ser mal atendido? Com certeza, não, então na internet é a mesma coisa, você precisa se comunicar bem com os seus clientes.
E para se comunicar de maneira efetiva, é preciso falar de maneira prática e eficiente com os seus clientes.
É preciso entender que não existe mais “espaço físico” e “espaço digital”. Sendo assim, se a sua empresa prometer algo ela precisa cumprir, pois, lembra que falei que na internet as coisas acontecem mais rápidas. Ou seja, do mesmo modo que a sua empresa pode crescer muito rápido, ela pode diminuir.
Nunca ofereça algo que você não tem.
Sempre verifique estoques para evitar situações em que o cliente finaliza a compra para descobrir depois que o produto está esgotado.
Dê detalhes de seus produtos.
Deixe claro do que se trata, para qual nível é indicado, qual a duração e aplicabilidade.
Seja sincero quanto aos prazos de entrega, valor de frete e outras burocracias, caso elas existam.
Caso ocorra algum problema com a entrega do que o cliente comprou, seja sincero e demonstre que você está disposto a resolver, não invente desculpas.
Esse ponto é essencial para a construção de propósito da sua marca. Pois, um fato é que pessoas compram de pessoas, então se você quer construir uma boa presença na internet a sua marca precisa se conectar com as pessoas.
Assim, separei alguns passos para uma boa construção de marca.
A sua marca é você, exemplo prático são os grandes líderes como Steve Jobs da Apple, Bill Gates da Microsoft e Jeff Bezos da Amazon. Ou seja, a sua marca precisa estar associada a você.
Um erro muito grande é que as empresas não mostram como é o seu cotidiano, principalmente, em casos de varejo, a sua empresa precisa estar em constante movimento, para que o seus clientes vejam os seus produtos da maneira que eles irão utilizar.
Não basta simplesmente vender, é preciso mostrar a transformação que o seu produto irá fazer na vida daquela pessoa.
Por exemplo, nós da Datacamp acreditamos que podemos transformar a gestão da sua empresa, por meio das nossas tecnologias e conteúdos.
Então, venda propósitos e transformações.
Simplesmente comece! Parece até clichê dizer isso, mas um fato é que você não precisa das melhores ferramentas, tecnologias e dinheiro, você precisa começar, pois essa evolução gerará conexão com o seu público-alvo.
Logo, o que você precisa é de conhecimento, mas, da maneira mais prática possível, sendo assim, separei 4 passos para construir uma boa presença digital.
Acompanhe!
Você não precisa ter todo tipo de rede social ou site, você precisa estar onde o seu cliente está.
Esse tal de conteúdo pode travar a sua cabeça, mas de modo prático, conteúdo nada mais é que falar do seu produto para as pessoas de maneira prática e compreensível.
Isso mesmo, vender, parece até piada, mas muita gente escolhe o canal e produz conteúdo, mas não consegue vender, pois não acha que é bom o suficiente para os seus clientes, porque o concorrente tem 1 milhão de seguidores. No entanto, 1 milhão de seguidores não define qualidade de produto, sendo assim, não tenha medo de colocar o seu produto à venda.
Logo depois das primeiras vendas, você precisa aprimorar as suas estratégias, para que assim, possa escalar e melhorar o seu processo de vendas na internet. E novamente, bato na tecla do conhecimento, pois o que te diferencia do concorrente na internet é o seu conhecimento sobre a própria internet.
E para que todas essas estratégias deem certo é preciso que você conte com a tecnologia, por isso nós da Datacamp estamos aqui para te ajudar! Entre em contato conosco!