plano de ação plano de ação

Plano de Ação: Como montar o seu!

4 minutos para ler

Um plano de ação nada mais é que começar a aplicar às estratégias criadas em cima do seu planejamento.

O poder do plano de ação está em fazer com que a sua empresa atinja os resultados, o que automaticamente, fará com que a sua empresa se desenvolva de maneira saudável e acelerada, sem perder o rumo do seu negócio.

Em resumo, um plano de ação é quando você começar a caminhar dentro do que foi planejado, por isso é necessário gerenciar as ações dentro desse processo para que a sua empresa alcance o sucesso esperado. 

Para facilitar a sua leitura, neste artigo será falado sobre os seguintes temas:

  • O que é um plano de ação;
  • A importância de um plano de ação;
  • Passo a passo para você aplicar na sua empresa.

O que é um plano de ação?

Um plano de ação nada mais é que um documento que formaliza as informações sobre as tarefas que precisam ser executadas pela sua empresa. A ideia é criar uma rotina de trabalho para os seus colaboradores. Assim, será possível definir as ações necessárias para atingir determinado objetivo.

Um plano de ação dá clareza aos resultados da sua empresa, pois esse método, que parece ser simples, faz toda a diferença na hora de colocar em prática os projetos que levarão a sua empresa rumo ao sucesso.

No entanto, um grande desafio é manter a sua equipe engajada, assim é preciso envolver todos para que se sintam responsáveis por alguma etapa e, consequentemente, pelo sucesso da operação.

A importância de um plano de ação

Um bom plano de ação é aquele que não deixa as tarefas a serem executadas de lado. Na grande maioria das vezes, os planos de ação são desenvolvidos em formas de planilhas, que auxiliam os gestores na divisão de tarefas. Desse modo, um bom plano de ação deve possuir os seguintes requisitos:

Objetividade: Apresentar de forma clara a meta a ser alcançada;

Atividades: Listar as atividades pensadas inicialmente para tirar o plano do papel;

Prazos: Determinar datas de início e fim previstos para cada ação;

Orçamento: Delimitar um valor a ser investido em cada etapa;

Responsável: Definir as pessoas que acompanharão de perto cada atividade;

Portanto, um plano de ação tem a finalidade de gerenciar o tempo no planejamento e execução de uma meta. 

Modelo de plano de ação

Você já ouviu falar na Matriz 5w2h? Esse método tem a finalidade de clarear os objetivos da sua empresa e ajudar na construção de um bom plano de ação.

Ah, a matriz ganhou esse nome pois é uma sigla que deriva as perguntas:

  • O que (what) deve ser feito? 
  • Por que (why) deve ser implementado?
  • Quem (who) é o responsável?
  • Onde (where) deve ser executado? 
  • Quando (when) deve ser implementado? 
  • Como (how) deve ser conduzido? 
  • Quanto (how much) vai custar a implementação?

Passo a passo para você aplicar na sua empresa!

1) Defina o objetivo

Definir um objetivo é fundamental para que a sua empresa comece a agir, pois ele que definirá as metas a serem seguidas. 

Algo interessante é que você pode começar a definir o seu objetivo, a partir do planejamento estratégico do seu negócio.

2) Mensure as metas

Como já comentei em alguns conteúdos, a clareza traz resultados, por isso a sua empresa precisa metrificar todos os passos a serem atingidos. Desse modo, a sua equipe poderá visualizar o problema e a solução para atingir os resultados pré-estabelecidos. 

3) Divida as tarefas

Cada pessoa dentro da sua empresa deve estar disposto a assumir uma parte nesse processo. Além disso, pode acontecer de algumas tarefas serem mais complexas e difíceis, assim, pode ser que seja necessário desmembrar cada ação em partes a serem executadas por profissionais distintos.

4) Prazos e entregas

Pode parecer complicado pensar em prazos antes mesmo do projeto estar sendo executado. Mas, é fundamental para que não seja adiado toda a cadeia de ações a serem executadas. Além disso, com um tempo já pré-determinado, fica mais simples de cada pessoa priorizar as suas tarefas e organizar o seu tempo.

Posts relacionados

Deixe um comentário