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O que é planejamento estratégico? Aprenda passo a passo

7 minutos para ler

Ter um planejamento estratégico é fundamental quem se importa com a sua empresa. Por isso, preparei um guia completo que irá te mostrar sobre a importância de um planejamento estratégico, além disso, vamos colocar a teoria em prática. 

Os tópicos são:

  • O que é planejamento estratégico
  • Qual a função do planejamento estratégico
  • Importância de um bom planejamento estratégico
  • Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo

Leia com atenção, pois, sem dúvidas, esse conteúdo irá ajudar você.

O que é planejamento estratégico?

O Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa.

Ele é como um guia que mostra os caminhos para a sua empresa e determina onde ela quer chegar, por meio de ações necessárias que auxiliam a  cumprir os objetivos

Ou, citando o pai da administração moderna, Peter Drucker:

“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

Tudo isso mostra que planejar é fundamental para o sucesso da sua empresa, desde a abertura do seu negócio.

Com um plano bem estruturado, é possível definir metas, traçar estratégias, prever problemas e metrificar o progresso do seu empreendimento.

Sendo assim, o planejamento estratégico substitui a “gestão por intuição” e auxilia você a enxergar, de maneira mais clara, os rumos do seu negócio.

Qual é a função do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é fundamental desde a fase inicial da sua empresa, quando você começa a planejar o negócio.

Depois da abertura, essa necessidade não desaparece. Pelo contrário: ela fica cada vez mais importante para o funcionamento do seu negócio.

Com um plano bem elaborado, é possível atingir metas como:

  • Conquistar um novo público-alvo
  • Lançar novos produtos e serviços
  • Posicionar a marca na liderança de mercado
  • Expandir o negócio para novos territórios
  • Ampliar e diversificar os canais de venda
  • Lidar com as incertezas e os riscos
  • Utilizar os recursos de forma eficiente de acordo com as metas
  • Aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado
  • Aumentar as vendas e os lucros
  • Otimizar a gestão financeira
  • Estabelecer vantagem competitiva em relação aos concorrentes
  • Atrair e fidelizar clientes
  • Melhorar imagem e reputação da empresa na mídia
  • Evitar risco de falência por má administração.

Como você notou, essa ferramenta pode ser utilizada em qualquer circunstância ao longo da trajetória do seu negócio.

Portanto, é impossível pensar em criar uma empresa sem ter um planejamento estratégico como ponto de partida.

A importância em se ter um planejamento estratégico

Lembra que falei sobre uma empresa de sucesso, então, o segredo é:

Se o seu planejamento estratégico for ligado a missão e valores de seu empreendimento, sem dúvidas, você está criando as bases para construir um negócio de sucesso.

Assim, se a ferramenta for usada da maneira correta, desde a abertura da sua empresa, será possível enxergar de longe o caminho para crescer e ser forte perante o mercado. 

Isso porque as empresas de sucesso são construídas com uma identidade própria e com diferenciais competitivos, o que as fazem desenvolver processos, produtos e serviços com base em suas visões e propósitos. 

Por exemplo, pense na Apple, que já nasceu com o DNA de inovação e conseguiu se posicionar como uma das marcas mais relevantes do mundo.

Tudo isso, foi planejado desde a sua criação para conseguir criar uma identidade única, que inspirasse às pessoas que comprassem um de seus produtos. 

E até os dias de hoje executam a mesma estratégia campeã. 

Atualmente, em um cenário de transformação digital, planejar é uma forma de estar adaptado às diversas situações, o que irá permitir mudanças rápidas, tornando a sua empresa soberana em relação ao próprio destino. 

E o mesmo vale para as pequenas empresas que querem construir coisas grandes!

Como fazer um planejamento estratégico passo a passo

O planejamento estratégico deve seguir algumas etapas lógicas para ser bem-sucedido e não acabar falido.

Confira o passo a passo para fazer o seu planejamento estratégico.

Comece pelo diagnóstico da empresa

Um bom plano se começa com pesquisas, ao contrário do que muitas pessoas pensam que para começar um plano  é preciso estipular metas e objetivos, o correto é: comece de dentro para fora.

Essa etapa deve funcionar como um raio X da sua empresa, deve ser utilizada ferramentas para avaliar todos os setores da sua empresa, como a posição financeira, construção de marca, desempenho de processos, satisfação dos funcionários, entre outros fatores.

Se você é um leitor fiel da nossa newsletter já ouviu falar de uma ferramenta que ajuda a realizar esse diagnóstico da sua empresa, a Análise SWOT

A sigla, em inglês, quer dizer:

  • Strengths (Forças): pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior e eficiência operacional
  • Weaknesses (Fraquezas): pontos fracos da empresa e vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento
  • Opportunities (Oportunidades): eventos e situações que podem favorecer a empresa no mercado em uma projeção futura, como a abertura de crédito ou uma tendência de consumo
  • Threats (Ameaças): fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como uma crise ou entrada de um novo concorrente.

Nessa ferramenta, devem ser incluídos todos os fatores que influenciam o andamento do seu negócio.

Isso inclui desde às questões macroeconômicas até os fatores internos como a satisfação dos funcionários e clima organizacional.

Trace seus objetivos

Agora que já realizou o diagnóstico e conhece todos os processos dentro da sua empresa, é hora de definir os objetivos a serem alcançados.

O ideal é que esses objetivos sejam divididos em partes e períodos, para que você possa ter um mapeamento melhor do que precisa ser feito.

Pois, por mais que o planejamento estratégico seja pensado a longo prazo, é necessário levar em conta o médio e curto prazo para conseguir realizar os objetivos que demandam mais tempo.

Uma dica importante, ao criar as metas para a sua empresa, é dar preferência aquelas que podem ser medidas.

Por exemplo, você deseja aumentar 20% de faturamento, alavancar o seu ticket médio para 15% ou ser referência do setor dentro de 2 anos.

Crie estratégias e ações

É comum, para quem não está habituado a criar um plano de negócios, confundir ação com estratégia.

A primeira diz a respeito de medidas práticas, já a segunda define caminhos de o que fazer para alcançar os objetivos.

Para deixar mais claro, vamos a um exemplo:

Objetivo/meta: aumentar o market share em 15% nos próximos 3 meses

Estratégia: lançar três novos produtos que a concorrência não possui

Ações: contratar novos colaboradores para desenvolvimento de produtos, realizar pesquisas de mercado ou investir em tráfego pago.

Como visto, são vários pontos que precisam ser levantados e toda a equipe precisa ser envolvida no processo.

Envolva a equipe

O planejamento estratégico para ser funcional precisa ser coletivo, pois ele abrange todas as áreas da sua empresa.

Desse modo, é essencial garantir que haja a participação de todos nesse processo.

Coloque o plano em prática

Agora que já analisamos todos os processos, é hora de colocar a mão na massa e executar o plano.

Os indicadores que você definiu serão sua principal referência para metrificar o progresso do planejamento estratégico, sendo assim será possível manter o controle sobre cada tarefa e ação executada por sua empresa.

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