A princípio é necessário conceituar do que se tratao os termos metas e indicadores, que são super importantes para o sucesso de sua empresa.
Meta: ter uma meta é possuir um objetivo. Assim, quando aplicamos esse termo, é o mesmo que possuir tarefas específicas, que precisam ser realizadas regularmente, para alcançar determinado objetivo.
Exemplo: Quero perder 10KG – assim a minha meta é caminhar 5km por dia até atingir esse objetivo.
Indicadores: Já os indicadores são na mais que às bases para alcançar o objetivo, desse modo as suas principais finalidades são: medir o desempenho do trabalho, identificar os erros, traçar metas e prioridades.
Exemplo: Depois de 1 mês de caminhada você perdeu 3KG – perder esse peso é um indicador que você está no caminho certo.
Agora que contextualizamos, anota aí quais são os principais temas de hoje:
Como definir uma meta;
Indicadores como utilizá los;
Metas e indicadores na prática.
Aprenda a como definir uma meta!
Como definir metas
Existem inúmeras maneiras para você definir as suas metas, no entanto, depende muito do seu objetivo e do método de gestão que você irá utilizar.
Uma tática que eu gosto muito, e é muito utilizada para ajudar a definir melhor as metas, é o método das metas SMART. Esse método consiste em definir seus objetivos da seguinte forma:
Específico
Mensurável
Atingível
Relevante
Temporal
Mas o que isso significa?
A sua meta precisa ser específica: as suas metas precisam possuir clareza, para que as pessoas envolvidas no processo saibam exatamente o que precisam fazer, a fim de que o objetivo seja concluído.
A sua meta precisa ser facilmente medida. Por isso, na hora de defini-las é importante pensar na questão da complexidade da averiguação.
Além disso, um erro muito cometido é que as empresas na hora de definir as suas metas, se envolvem muito com a projeção de crescimento e acabam definindo metas utópicas.
Desse modo, procure definir algo que possua o seu lado estratégico a fim de motivar as pessoas, mas que em paralelo seja atingível.
Para ter sucesso na sua estratégia, é importante definir metas que sejam relevantes.
Afinal, não convém direcionar todos os esforços da sua equipe para um objetivo que não seja, realmente, importante para o sucesso da sua empresa.
Por fim, é importante definir um tempo para a realização desses metas, para que elas não se prolonguem por muito tempo e acabam virando uma bola de neve.
Como alcançar as metas?
Agora que você já sabe o que fazer para definir as suas metas é hora de partimos para a prática e você desenvolver maneiras de como alcançar às suas metas.
Uma estratégia já se mostrou muito efetiva é a decomposição dos objetivos.
Caso a sua metas seja visada a longo prazo, como por exemplo, metas mensais da sua equipe comercial, decomponha ela em pequenas entregas, com o objetivo de você ter um acompanhamento melhor, pois ao dividir é possível ter uma clareza do que precisa ser feito.
Além disso, encoraje a sua equipe a bater às metas!
Em uma reunião, disse que uma empresa é formada de pessoas e lucratividade, sendo uma complemento da outra. Desse modo, a sua meta precisa de colaboradores ativos e buscando sempre o mesmo propósito.
Assim, é importante, regularmente, fazer reuniões de alinhamento em que todos os colaboradores possam opinar a respeito das metas criadas.
Afinal, volto a repetir, a sua equipe é o coração da operação e possivelmente ela será a maior responsável por atingir as metas preestabelecidas.
Como acompanhar as metas?
O principal é, em determinado período de tempo, analisar se elas estão sendo realizadas nos prazos estipulados.
Após essa análise, mesmo que as suas metas estejam em dia, será possível pensar em ações futuras para crescer mais.
Agora, se a sua análise mostra que os seus objetivos não foram atingidos, algumas medidas são necessárias.
Existem diversas maneiras de identificar o que está causando esse desvio. Para isso, o ideal é que você utilize uma tática de estudo que seja compatível com a sua metodologia de gestão.
Existem diversas formas de identificar o que está prejudicando o alcance de suas metas. Assim, para te dar mais clareza, é preciso utilizar métodos de gestão que auxiliam nesse processo.
Agora, iremos falar da parte que ajuda na estratégia da gestão do seu negócio: os indicadores de desempenho.
Resumindo, esses indicadores são a luz que mostrarão se você está na direção certa ou não, com eles será possível medir os resultados da sua empresa e conseguir traçar novos planos se baseando nisso.
Falamos muito sobre as metas e de sua importância para o sucesso da sua empresa. Porém, nada disso irá se realizar sem um bom acompanhamento.
O que é gestão de indicadores e porque aplicar esse modelo
A gestão dos indicadores nada mais é que acompanhar e monitorar os projetos em andamento.
Com isso, é possível realizar uma gestão mais assertiva e ter a certeza de que os resultados alcançados estejam de acordo com as metas traçadas.
No âmbito empresarial não há espaços para achismos, pois se basear em indicadores subjetivos é o mesmo que caminhar rumo ao fracasso.
Sendo assim, os indicadores de desempenho possuem um papel fundamental na hora de aplicar uma gestão mais estratégica.
Uma das razões para você adotar uma gestão voltada para os indicadores é que a maioria das empresas já utiliza essa estratégia, e para se manter competitivo, você não pode ficar para trás.
Além disso, não é atoa que as empresas adotam essa postura, ela vem se mostrando cada vez mais necessária para o sucesso das empresas. Pois, um negócio que não acompanha os seus resultados está destinado à falência.
Desse modo, a gestão baseada em indicadores gera uma facilidade em enxergar os pontos que precisam ser melhorados dentro da sua organização.
Além disso, você terá uma visão da sua empresa como um todo, o que te fará ter insights muito valiosos.
Metas e indicadores na prática!
Os cenários mudaram e as empresas estão cada vez mais competitivas, por isso é muito importante que você saiba para onde o seu negócio quer ir. Pois, sem um rumo, sem dúvidas, você será diminuído ou até pior, derrotado pela concorrência.
Nos dias de hoje, as pessoas buscam propósitos nas marcas, e empresas que não oferecem isso são deixadas de lado pelos seus consumidores.
Mas, o que isso tem haver com indicadores e metas?
Em um cenário de transformação digital e consumidores mais exigentes, a automatização de processos se tornou uma tendência que cresce cada vez mais.
Nesse contexto, as metas e os indicadores atuam na gestão de forma efetiva para te ajudar a alcançar os objetivos, fornecer um melhor atendimento e, o principal, se manter competitivo nesse mercado em que as tecnologias evoluem muito rápido.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você!
Leia também o nosso artigo sobre como montar um plano de ação!
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