Marketing Sensorial: Como usá-lo para gerar vendas para o seu negócio?

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“O marketing sensorial compreende o uso de estímulos sensoriais na experiência ao cliente para criar uma identidade e imagem que atenda ao propósito da marca.” Dr. Aléssio Bessa Sarquis.

Você já entrou em alguma cafeteria atraído pelo ótimo cheiro de café e acabou comprando mais do que um café? Essa ação é um exemplo prático de marketing sensorial. 

Ah, e o marketing sensorial não é utilizado apenas na gastronomia, você pode utilizá-lo como um bom atrativo em qualquer tipo de segmento. 

Nesse conteúdo irei te mostrar diversas maneiras de utilizar o marketing sensorial e aproveitar os benefícios que ele pode gerar para a sua empresa.

Mas, antes de entrarmos nas ações práticas, conheça um pouco mais sobre o conceito dessa ferramenta, assim você poderá utilizá-la para atrair e fidelizar os seus clientes.

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma ótima forma de trazer pessoas para dentro do seu negócio. Pois, trata-se de uma estratégia focada em envolver os cinco sentidos, por meio do apelo sensorial. Ele foca em ações que abrangem os sentidos da visão, tato, audição, olfato e paladar.

Essa estratégia vem sendo utilizada nos diversos segmentos e tem o intuito de promover experiências boas e marcantes nas pessoas, de uma forma sutil. O ápice do marketing sensorial é gerar memórias afetivas no seu cliente, deixando a sua marca na memória dele. 

A grande parte das pessoas se sente bem em ver, tocar, ouvir música ou sentir armas. Esses apelos sensoriais podem funcionar para expandir a sua marca no mercado e, com certeza, aumentar o número de vendas.

Continue essa leitura para saber às ações PRÁTICAS de como usar essa estratégia de venda em sua empresa.

Quais são os principais benefícios e por que adotar a estratégia?

  • De forma geral, os principais benefícios do marketing sensorial são:
  • criar vínculos emocionais com o consumidor;
  • explorar os produtos além do óbvio;
  • estimular o desejo de compra, sem a necessidade de “empurrar” produtos;
  • fidelizar e encantar clientes;
  • desenvolver uma identidade (e unidade da marca) inovadora e única.

É preciso conquistar a confiança de seu público e como fazer isso? Criando experiências genuínas.

Na era da informação você precisa fazer com que a sua marca fale por si só em todos os sentidos. Assim, a venda ocorre de forma fluida e natural, o que gera clientes mais satisfeitos e a longo prazo, cria-se clientes promotores de sua marca.

Como utilizar o marketing sensorial na sua estratégia

Para começar uma estratégia de marketing sensorial é preciso  seguir três pilares: identificar com estilo de produto, com os valores da marca e com o gosto do público que frequenta a sua loja.

No entanto, nunca esqueça de priorizar os valores da sua marca, despertando pelo menos um sentido, visando auxiliar no processo de compra do cliente. Assim, será possível adotar um tipo de marketing sensorial  capaz de lembrar a  sua marca e ao mesmo tempo agradar os clientes. 

A música é uma boa estratégia para envolver e alegrar o público em uma loja, mas se for algo mais personalizado o efeito é igualmente mais impactante.

Para acertar o gosto do público é possível usar um certo apelo emocional de forma inteligente e que não seja excessivo. 

Gostou do post, então navegue pelo blog blog.datacamp.net.br e conheça outras estratégias para atrair e consolidar sua clientela. 

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