Marketing no Instagram: 5 dicas essenciais para engajar sua audiência

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Se você vê marcas deslanchando nas redes sociais e não sabe como isso acontece de maneira efetiva, precisa investir em marketing no Instagram. De fato, ao criar uma estratégia com base nos interesses de sua audiência, torna-se possível aumentar o retorno de vendas e engajar os clientes.

O melhor de tudo isso é que esse processo permite conhecer o público para alinhar as etapas do relacionamento que constrói a identidade do negócio no universo online. Em função disso, se mostra indispensável ter objetivos definidos na hora de se posicionar e encarar os concorrentes.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas essenciais para engajar sua audiência no Instagram. Acompanhe!

1. Crie uma conta comercial

O passo inicial para ver resultados do marketing no Instagram é criar uma conta comercial para o seu negócio. Assim, além de trabalhar um conceito de marca na visão dos clientes, ainda fica mais simples fazer com que os visitantes cliquem no link e conheçam o trabalho no endereço do site oficial.

Ao ficar disponível para interação, você também começa um relacionamento com os leads, que são contatos que demonstram interesse pelo produto e se transformam em potenciais clientes no radar da empresa.

No entanto, um dos recursos mais interessantes da conta comercial está na possibilidade de acessar as ferramentas de análise do Instagram. Com esses dados em mãos, um novo mundo se abre e as decisões passam a ser tomadas conforme o alcance das postagens em conjunto com a estratégia de crescimento predefinida. Tudo isso ainda com a criação simples de anúncios no Instagram Ads.

2. Utilize hashtags nas publicações

Todo usuário do Instagram conhece a importância das hashtags para aprimorar sua experiência na rede social. Por meio delas, torna-se mais simples encontrar posts, aumentar o número de seguidores e melhorar o alcance de sua postagem de maneira geral. O grande segredo está em compreender que existem dois tipos de hashtags no Instagram e usá-las de maneira adequada conforme os objetivos. Veja, a seguir, mais detalhes!

Específicas da marca ou de uma campanha

Essas hashtags são criadas pela própria marca com o intuito de promovê-la no Instagram. Na maioria dos casos, trata-se do nome do negócio e dos produtos oferecidos. Em algumas situações mais criativas também pode ter relação com o slogan de divulgação.

O mais importante, aqui, é que sejam fáceis de identificar e se associem ao público de maneira geral. Vale fazer uma pesquisa inicial como forma de comparar o que os concorrentes usam e verificar se sua marca criou algo único e cheio de personalidade, capaz de despertar engajamento.

Conteúdo

As hashtags de conteúdo devem ser usadas na estratégia quando é necessário se aprofundar mais nos temas abordados, mesmo que isso vá um pouco além do serviço oferecido pela marca.

Por exemplo, uma empresa que vende maquiagem pode sentir quais são os interesses do consumidor e criar postagens que falem também sobre a importância de cuidar da pele. Ao fazer um post sobre limpeza adequada do rosto, uma dica boa de hashtag é #limpezadepele e nos conteúdos de cuidados gerais é #skincare.

Esse tipo de ação transmite autoridade, demonstra a preocupação com os clientes e faz com que o seguidor ganhe confiança no momento de optar pela compra. Sem contar que o público que gosta do assunto em geral se sente atraído pelo conteúdo de qualidade e passa a acompanhar a marca.

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Outra sugestão muito interessante é combinar o conteúdo com as hashtags de postagens mais generalizadas, que coloquem sua marca entre os assuntos mais buscados nas redes, como #instafood para comidas ou #instafashion em lojas de roupas.

3. Entenda as preferências da audiência

De nada adianta criar estratégias bem elaboradas, se elas não estiverem no radar de seu público-alvo. Pode até render alguns leads, mas fidelizar os clientes, que é o objetivo de qualquer negócio, se mostra um processo um pouco mais complicado. Dessa maneira, estude minuciosamente as preferências da audiência em todas as etapas.

Durante o planejamento inicial, é indispensável identificar o que as pessoas buscam nas redes sociais, o que mais apreciam em uma marca e como aumentar sua credibilidade ao se relacionar com os seguidores.

A partir disso, quando os primeiros resultados surgirem, a tarefa de criar conteúdos segmentados conforme o interesse do público acontece conforme o bom uso das respostas oferecidas inicialmente.

4. Pesquise sobre os algoritmos

Conhecer como funciona o algoritmo do Instagram coloca sua marca em uma boa posição na hora de se destacar nas postagens. Isso porque as redes sociais, na prática, funcionam com base em engajamento. Se ao navegar pela sua timeline sempre aparecem as mesmas pessoas e marcas é porque você costuma interagir com frequência ao fazer comentários e curtir as postagens.

Tendo isso em mente com o planejamento de identificar os interesses da audiência, fica claro que a ideia base deve ser despertar engajamento. Entretanto, não basta publicar coisas que estão nas buscas do público sem se preocupar com a riqueza do conteúdo, especialmente na fase inicial.

Com o passar do tempo, a partir da análise dos resultados gerados pela rede, se torna mais simples compreender que nem todas as postagens trazem exatamente o engajamento esperado, porém, é válido experimentar vários temas diferentes como forma de testar a recepção do público e, assim, criar o perfil ideal do negócio.

5. Mantenha a frequência de postagens

Qualquer marca começa com poucas curtidas. Não pense que basta ter uma ideia incrível de conteúdo, que o retorno será imediato. Lembre-se de que a paciência e a frequência são duas companheiras indispensáveis no momento de trabalhar com o Instagram como estratégia.

Então, crie um plano de frequência que desperte o interesse dos seguidores e demonstre a proximidade que o negócio quer estabelecer. Claro que não é necessário postar todos os dias. No entanto, é preciso manter uma regularidade interessante para que o seguidor ganhe confiança nas postagens.

Ao se deparar com uma marca sem atualizações há meses, por exemplo, a pessoa desiste de comprar um produto ou mandar mensagens. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a necessidade de interagir nos comentários, compartilhamentos e outros processos que tornem o negócio mais conhecido.

Pronto! Agora você já sabe como o marketing no Instagram permite que sua marca cresça em audiência e se destaque da concorrência no mercado. Além de montar um planejamento detalhado de como impactar o público, outra dica importante está em buscar por uma empresa especializada em ferramentas de otimização, para direcionar suas decisões e, assim, acertar em todos os investimentos.

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