Margem e markup Margem e markup

Margem e markup: quais as diferenças e como calculá-los?

3 minutos para ler

É comum confundir o significado dos indicadores markup e margem de lucro, conceitos muito importantes para o desenvolvimento dos negócios. Mas é fundamental conhecê-los e entendê-los adequadamente, uma vez que eles são aplicados na precificação dos produtos ou serviços e impactam os resultados das empresas do varejo, influenciando a gestão financeira.

Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é margem de lucro e o conceito markup. Por outro lado, vamos apontar quais são as diferenças entre ambos e fornecer detalhes sobre como cada um deve ser calculado em função dos custos e despesas. Por fim, vamos mostrar em quais ocasiões eles devem ser utilizados.

Deseja obter mais informações sobre margem e markup? Continue a leitura!

O que é margem e markup?

A margem de lucro é a representação do lucro líquido em comparação ao preço de venda em forma de um percentual. Essa porcentagem é calculada e incluída na formação dos preços dos produtos em conjunto com o markup. Para trabalhar com um volume elevado de itens, é necessário contar com o apoio da tecnologia para contar com uma margem mais detalhada.

Já o markup é um índice muito utilizado para formar os preços de venda, mas ele não é uma margem de lucro. É aplicado no custo das mercadorias e o resultado do seu cálculo vai determinar o preço ideal para que o empreendedor alcance a margem de lucro almejada. O método é bastante conhecido, direto e simples de ser aplicado.

Quais são as diferenças entre margem de lucro e markup?

O índice markup está relacionado ao custo enquanto a margem de lucro está relacionada ao preço. Portanto, as diferenças são marcantes, visto que o markup pode resultar em valores duvidosos ou lucros menores devido à inclusão de impostos e outras despesas operacionais em seu cálculo.

Por sua vez, a margem de lucro é ideal e mais assertiva, pois considera o custo do produto.

Como cada um deve ser calculado?

Para calcular a margem de lucro, basta utilizar as seguintes fórmulas: “Margem de Lucro Líquida = Preço Líquido – Custo Líquido/Preço”. Nesse caso, o Custo Líquido é o valor da mercadoria após a subtração dos créditos dos tributos recuperáveis, como o COFINS, PIS e ICMS, enquanto o Preço Líquido é o preço da venda após a subtração dos débitos com despesas variáveis.

O markup é calculado com base na fórmula: “Markup = 1/1 – Despesas Variáveis (%) – Margem de Lucro (%)”. As despesas variáveis são aquelas que dependem do número de vendas e a Margem de Lucro é o montante obtido no cálculo mencionado acima. O preço de venda é obtido por meio do cálculo: “Preço = Custo Líquido X Markup”.

Agora você já sabe quais são as diferenças e como calcular margem e markup! Utilize o markup para calcular o preço ideal para as vendas das mercadorias e antecipar as possibilidades de lucro da empresa. Por outro lado, estabeleça a margem de lucro para ter uma definição de quanto precisa lucrar com cada produto para conseguir organizar as finanças.

Gostou do conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais Facebook e LinkedIn e mantenha-se em dia quanto a assuntos relacionados!

Posts relacionados

Deixe um comentário