4 lições aprendidas com grandes empresas do mercado

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Buscar o crescimento para a sua empresa pode parecer desafiador, principalmente para quem está começando. Ainda mais, com a internet e o fim das barreiras físicas.

No entanto, precisamos pensar que algum tempo atrás a internet não era tão popular e, mesmo assim, algumas empresas surgiram com poucas finanças até mesmo em garagens e hoje faturam milhões e são conhecidas em todo mundo. 

Por isso, separamos algumas lições de empresas que são referências para o empreendedorismo e que formaram uma verdadeira revolução. 

1. Sua empresa precisa criar soluções para as pessoas — Mark Zuckberg, do Facebook

Hoje, o Facebook, criado por Mark Zuckberg há 18 anos, conta com aproximadamente 2,9 bilhões de usuários, sendo quase 37% da população mundial. 

Mark Zuckberg desde muito cedo pensava em resolver problemas com soluções inovadoras. Um exemplo foi que, com apenas 11 anos, criou um programa que conectava os computadores de sua família, com o intuito de facilitar a comunicação com o seu pai, que era psiquiatra e trabalhava em casa. 

Chamado “ZuckNet”, o sistema tinha a finalidade de realizar a troca de mensagens. Assim, ele podia se comunicar com o pai sem precisar se deslocar e/ou atrapalhar uma consulta.

2. Reconheça o trabalho de quem se esforça pela sua empresa — Mary Kay Ash, da Mary Kay Cosmetics

Mary Kay Ash é a fundadora de uma das maiores marcas de cosméticos do mundo, a Mary Kay Cosmetics.

A empresa foi aberta em 1964, após Mary ter saído da Stanley Home Products, onde trabalhou por 25 anos. O motivo de deixar o emprego veio após o ocorrido de um funcionário, que ela mesmo havia treinado, ter sido promovido para ganhar o dobro do seu salário.

Atualmente, a rede possui cerca de 3,5 milhões de consultoras de beleza da marca espalhadas pelo mundo. A empresa possui um clássico sistema de metas para bonificar as revendedoras, no qual um dos prêmios é um carro cor de rosa. 

A ideia central dessa lição é que, é preciso reconhecer e premiar o esforço da sua equipe, de acordo com a realidade da sua empresa. Lembre-se de que são os colaboradores os responsáveis por fazer o seu negócio acontecer e criar experiências inesquecíveis para os clientes. 

3. Atenção aos detalhes da sua empresa — Steve Jobs, da Apple

Steve Jobs foi o fundador da Apple que começou na garagem da própria casa. 

A primeira criação da empresa foi o desenvolvimento do computador pessoal Apple I, desenvolvido por ele e um amigo, também chamado Steve. Com o passar do tempo e algumas polêmicas, o negócio cresceu e hoje a empresa tem o maior valor de marca do mundo. 

O que faz da Apple uma das maiores empresas do mundo é que o seu foco está na atenção aos detalhes e no design aliado às funcionalidades dos seus produtos. Para Steve Jobs, “a simplicidade é a sofisticação definitiva”.

O grande ensinamento que podemos aprender com a Apple é que, para conquistar e atrair o público, é preciso saber como unir beleza e utilidade. 

4. Não deixe a opinião dos outros derrubar os seus sonhos — Larry Page, do Google

Larry Page é um dos fundadores do Google e também está na lista dos homens mais ricos do mundo. Ele também estudou Engenharia da Computação, finalizou o mestrado e até começou um doutorado. 

Com o amigo Sergey Brin, em 1998, colocou no buscador de informações na internet que tinha o objetivo de oferecer dados mais precisos, oferecendo uma solução inovadora para os seus usuários,

Na época, ele sofreu muitas críticas, pois o seu produto era totalmente desconhecido.

Mas, eles não se importaram com a opinião alheia, e é graças a eles que você está lendo este conteúdo e consegue encontrar informações na internet. Por isso, não deixar que a opinião negativa das outras pessoas interfira no desenvolvimento da sua empresa é a lição mais importante que podemos aprender com esses empreendedores. 

Quais dessas lições te deram mais insigths para seu negócio? Comente aqui!

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