A grande maioria das empresas, estão sempre em busca de agradar os clientes e se destacar perante os concorrentes. Sendo assim, então sempre inovando em seus segmentos de atuação, pois inovar é uma boa estratégia para garantir a satisfação dos seus clientes.
Sendo assim, para conseguir, sempre, a satisfação dos seus clientes, existe a estratégia overdelivery.
Por isso, preparamos esse post para você entender o que é o overdelivery, como fazer e quais são as vantagens para seu negócio. Confira!
O que é overdelivery?
O overdelivery trata-se de entregar mais do que o esperado ao consumidor, de forma a agregar valor para gerar satisfação.
Essa prática ajuda não somente a mostrar o valor do seu negócio, mas também a destacar o empreendimento diante da concorrência, construindo uma relação de fidelidade com o cliente.
Esse método ajuda em duas áreas: a geração de valor do seu negócio e ajuda a destacar sua empresa durante a concorrência, assim é possível construir uma relação de fidelidade com o seu consumidor.
Assim, essa estratégia pode ser feita desde o primeiro contato com o seu cliente. A ideia é entregar mais do que ele espera da sua empresa, em todos os sentidos.
Exemplos de overdelivery
O overdelivery pode ser demonstrado em diversos momentos de contato do consumidor com a sua empresa. Confira:
Oferecer cupons de desconto
A grande maioria das pessoas gostam de desconto. Oferecer cupons é uma ótima maneira de agradar os seus clientes e surpreendê-lo com uma maneira de poupar dinheiro. Oferecer cupons pode ser uma alavanca para que o cliente compre seu produto ou adquira seus serviços.
Isso pode ser demonstrado no começo, no primeiro contato, usando o desconto como uma forma de divulgação, ou surpreendendo o seu cliente no final da compra.
Brindes
Surpreender seus clientes é uma estratégia clássica da estratégia de overdelivery. Presentear com um brinde que não era esperado, mostra para o cliente que é valorizado e especial para sua empresa.
Além disso, pode acontecer dele postar o presente nas redes sociais, o que gera um marketing para o seu negócio.
O momento ideal para entregar o brinde é após a finalização da compra ou aquisição de seus serviços, pois irá atuar como um pós-venda e ajudará a propagar melhor a sua marca.
Conteúdos extras
Outra estratégia de overdelivery é oferecer conteúdos extras. Se você tem um curso online, por exemplo, uma forma de fazer isso é entregar um módulo extra, de forma gratuita.
Vantagens do overdelivery
O overdelivery apresenta várias vantagens para o negócio e os clientes. Trata-se de uma tática excelente para conquistar o cliente. Confira algumas vantagens:
- Fidelização dos clientes;
- Divulgação do negócio;
- Consolidação da imagem do negócio;
- Engajamento da persona;
- Diferenciação em relação à concorrência.
Dicas para fazer um overdelivery
Para gerar ainda mais valor ao seu negócio ou produto, separei algumas estratégias para fazer um overdelivery de sucesso. Leia mais:
Personalize
Não deixe de personalizar todas as campanhas que você fizer com a marca do seu negócio, e lembre-se que se trata do seu empreendimento. Seja com um cartão, as cores usadas em um brinde ou a linguagem, é importante deixar a sua marca registrada.
Divulgue!
Fazer ações que valorizem seu negócio e aproximem o cliente é essencial. Mas de nada adianta as melhores estratégias se não forem divulgadas e oferecidas! Não esqueça de elaborar estratégias de divulgação quando for necessário e sempre oferecer suporte aos seus clientes.
Conheça seu público
Para consolidar uma boa estratégia de overdelivery é preciso conhecer o seu público. Por isso, faça uma pesquisa aprofundada sobre seu público e descubra quais são seus gostos e desejos. Assim, será possível construir as melhores estratégias para atraí-lo.
Essa é uma ótima estratégia para aumentar sua base de clientes e transformar seus clientes em promotores da sua marca!