Rejeições de NF-e: entenda as novas regras da Sefaz
Evite rejeições de NF-e com as novas regras da Sefaz. Veja o que muda na emissão fiscal com a nova Nota Técnica e saiba como garantir conformidade sem dores de cabeça. […]
A partir de outubro de 2025, mudanças importantes na legislação fiscal começam a impactar diretamente a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e de Consumidor Eletrônicas (NFC-e). Com a entrada em vigor da Nota Técnica 2024.002 (Versão 1.10), será preciso muito mais atenção aos dados informados. Evite rejeições de NF-e: qualquer descuido pode causar a rejeição automática das notas, trazendo prejuízos e atrasos operacionais.
Mas será que sua empresa está pronta?
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) passará a validar com mais precisão três elementos-chave nos produtos alimentícios e em outras categorias de mercadorias:
Além disso, com a Reforma Tributária prevista na Emenda Constitucional 132/2023, entram em cena novas obrigações relacionadas aos tributos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o novo Imposto Seletivo (IS).
A nova regulamentação cria eventos, modifica o layout dos documentos fiscais e padroniza elementos técnicos com os seguintes objetivos:
A adição do arquivo “DFeTiposBasicos_v1.00.xsd” nos esquemas das notas fiscais visa padronizar o uso de campos relacionados à tributação do IBS e da CBS.
Além disso, cada item da nota fiscal precisará trazer:
Esses códigos deixarão claro como cada produto é tributado, criando assim, mais rastreabilidade e exigência técnica para os emissores — e ajudando a evitar rejeições de NF-e por preenchimento incorreto.
Outro ponto relevante é a introdução de finalidades de emissão específicas para notas de débito e notas de crédito, impactando diretamente a forma como as empresas apuram e declaram tributos.
A estrutura dos arquivos XML também sofrerá alterações. Isso significa que sistemas que não estiverem atualizados poderão enfrentar erros técnicos, atrasos e interrupções nas operações fiscais.
Hoje, muitos negócios ainda utilizam soluções fiscais que não fazem validações preventivas. Isso aumenta o risco de:
Além disso, erros no EAN, NCM ou CEST são comuns — e o novo sistema da Sefaz não vai perdoar inconsistências. Então, se a sua empresa ainda não se adaptou, você corre sério risco de enfrentar rejeições de NF-e diariamente.
Com o sistema Datacamp One, sua empresa pode eliminar os riscos fiscais antes mesmo que eles aconteçam. Nossa tecnologia já está preparada para atender às novas exigências da legislação:
Validação automática do código EAN diretamente na base da Sefaz
Sugestão e correção de NCM e CEST em tempo real
Adequação às regras de validação da nota técnica 2024.002
Atualizações contínuas conforme o avanço da Reforma Tributária
Assim, você evita bloqueios, garante conformidade e emite notas com segurança — sem medo de rejeição fiscal.
Com as mudanças fiscais já em contagem regressiva, é fundamental que sua empresa esteja pronta. Evite rejeições de NF-e com um sistema inteligente, validado e em dia com as exigências da Sefaz.
Não se trata apenas de cumprir regras, mas de garantir a continuidade operacional, evitar prejuízos e manter a saúde financeira do negócio.
💬 Por isso, quer saber como o Datacamp One pode manter sua empresa 100% em conformidade?
Clique aqui e fale com nossos especialistas. Estamos prontos pra te ajudar.