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Como tornar a sua empresa mais competitiva?
Atualmente, muitas empresas estão em um mercado estável, onde ocorrem poucas mudanças em seus cenários externos, o que, geralmente, não afeta na configuração de sua empresa.
Sendo assim, a concorrência se desenvolve por meio de preço e não valor, o que a longo prazo, poderá afetar o caixa da empresa. Por isso, a busca por estratégias de diferenciação e métodos para tornar o seu produto diferente da concorrência são necessários. Assim você se torna uma empresa mais competitiva!
A respeito de preço e valor citando Kotler (1991), o valor percebido pelo cliente compreende os aspectos que agregam maior valor tanto ao produto como ao serviço (padronização, velocidade, aparência etc.) Já o preço abrange, além do valor monetário pago pelo consumidor, também outros aspectos que devem ser minimizados, como custos de tempo, energia e desgaste psicológico.
Além disso, quando uma empresa está sempre em busca de inovação, ela acaba elevando o nível de seu produto para os seus consumidores, o que, com certeza, irá fazer com que eles se sintam especiais para sua marca.
Vale lembrar que, quando a qualidade de um produto se torna pré-requisito, é necessário recorrer a estratégias de diferenciação para atender as necessidades de seu público.
4 Estratégias para sua empresa ser competitiva!
Por isso, confira agora algumas estratégias para sua empresa se diferenciar das demais:
Custo
Independente de qual seja o seu segmento, sempre haverá clientes que buscam o melhor preço na hora de fechar negócio. São os famosos clientes, que buscam somente preço baixo.
Por isso, geralmente, às empresas que oferecem os melhores preços, são aquelas que conseguem um bom preço de custo com os seus fornecedores, por meio de negociações. Além disso, buscam sempre trabalhar com uma margem mínima de lucro.
A maior vantagem desse tipo de estratégia é que a sua empresa irá ganhar muito em cima do alto volume de vendas. Pois, pelo fato de o preço ser mais barato, mais pessoas vão comprar e o faturamento será maior.
Diferenciação
Ao escolher esse tipo de estratégia competitiva, o seu foco deve ser apresentar ao mercado características únicas na oferta dos seus produtos ou serviços.
Ao contrário da estratégia de custo, aqui você pode trabalhar com preços mais altos, desde que a sua solução traga um diferencial a ponto de fazer o público ver um valor agregado e ter a disposição de pagar mais por isso.
Custo de foco
Essa estratégia é parecida com a primeira que mencionei. No entanto, nesse tipo de custo, as empresas focam em um segmento específico de mercado, assim oferecem a ele preços mais acessíveis.
A vantagem é que você pode entregar algo muito bom para o seu público-alvo, o que ajuda a fortalecer a sua marca dentro do seu mercado.
Foco de diferenciação
Esse tipo de estratégia é uma versão mais detalhada da estratégia de diferenciação. Contudo, aqui, o foco é se diferenciar de poucos concorrentes.
Embora ele seja trabalhado com um número menor de consumidores, a ideia é oferecer opções para os clientes que optam por comprar do concorrente por não encontrarem alguma característica específica no seu produto ou serviço.
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