5 ferramentas de marketing digital para empreendedores

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O marketing digital, nada mais é que estratégias que a sua empresa adota para ser vista no meio online, seja de modo orgânico (grátis) ou pago (anúncios patrocinados). Sendo assim, é preciso contar com ferramentas que ajudem nesse processo. 

Para muitos, marketing digital foi apenas uma febre para meados de 2020 e primeiro semestre de 2021, no entanto, às pessoas se acostumaram a comprar na internet, pois buscam processos mais ágeis e experiências de compra mais personalizadas. 

Por isso, a grande questão é, se a sua empresa não está na internet onde ela está?

78% das empresas pesquisadas no Brasil tem presença nas redes sociais; 70%  das empresas realizaram o comércio eletrônico para fazer compras e 57%, para fazer vendas. É o que mostra pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br.

Outro ponto, é que é preciso ir além de estar na internet, é preciso saber se comunicar, para que os seus consumidores se sintam confiantes em adquirir o seu produto.

Assim, separei algumas ferramentas que podem ajudar você a ter um bom setor de marketing digital e alavancar as suas vendas.

Acompanhe!

Principais Ferramentas para uma boa estratégia de marketing digital.

1- Landing page

Essa página é responsável por oferecer algum tipo de material relevante para o visitante, como um e-book ou evento online, por exemplo.

Assim, em troca de material é pedido algumas informações importantes como e-mail, nome, telefone etc.

Para isso, há algumas técnicas que deve seguir na criação de uma Landing Page, como:

  • Título e subtítulo;
  • Imagem;
  • Formulário;
  • Boa descrição.

Sendo assim, para ter sucesso é preciso divulgá-la da melhor maneira. É recomendado que você compartilhe nas redes sociais, envie via e-mail marketing ou em alguma página de seu site/blog.

(Veja uma Landing page na prática: http://datacamp.rds.land/newsletter)

2-  E-mail marketing

O e-mail marketing é uma grande estratégia para gerar conexão e conversão do seu público. Pois, por meio dele é possível criar conteúdos personalizados que engajem com a sua audiência.

Por exemplo, a nossa newsletter, por meio dela eu estou escrevendo algo totalmente personalizado para você!

Sendo assim, a partir dos conteúdos relevantes os possíveis clientes estarão absorvendo conhecimento sobre os seus problemas e verão como a minha solução pode ajudar

Com o uso do e-mail marketing, você está trabalhando com várias ações ao mesmo tempo:

  • Engajamento dos leads;
  • Promoção dos seus conteúdos;
  • Nutrição de leads;
  • Venda direta e indireta;
  • Relação com os clientes e consumidores.

3- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das minhas estratégias prediletas, pois ela está ligada a geração de valor para as pessoas, ou seja você cria autoridade para os seus clientes.

  • Para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo é preciso:
  • Documentar as estratégias que você desenvolver;
  • Planejar com sua equipe as tarefas diárias;
  • Produzir os conteúdos para o site ou blog;
  • Medir a influência das suas redes sociais;
  • Produzir boas imagens para colocar nos conteúdos;
  • Respostas automáticas nos e-mails.

Entre outras coisas, pois o marketing de conteúdo precisa ser adaptado para o seu tipo de negócio.

Nós da Datacamp temos um blog como estratégia de marketing de conteúdo: 

Confira: https://blog.datacamp.net.br/

4- SEO (Search Engine Optimization)

Com a tradução literal, SEO significa otimização para mecanismos de busca.

Dentro do SEO existem várias técnicas para que o seu blog ou site possa ter um bom posicionamento dentro do ranking nas plataformas de busca, como Google e Yahoo.

Mas, porque preciso me preocupar com isso? Uma pesquisa relata que a maioria das pessoas clicam apenas nos três primeiros resultados dentro da primeira página.

Para isso, você precisa colocar em prática, por exemplo:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • Título curioso;
  • Diversos subtítulos;
  • URL amigável;
  • Linkagem interna.

Com essas e outras estratégias de SEO é gerado um grande tráfego e, consequentemente, autoridade para o blog/ site que atinge esse ranking.

 5-  Análises (analytics)

A base do marketing digital são os dados, foi por isso que ele surgiu, com a intenção de ser algo acessível e que todos possam visualizar os seus números.

Por isso, na sua estratégia de marketing é preciso contar com ferramentas que te mostram dados do seu site, blog ou redes sociais, assim será possível saber se você está tendo atração ou engajamento com seu público.

Isso porque é possível medir diversas informações, como:

  • Qual o número de visitas;
  • Qual o retorno sobre o investimento (ROI) do seu negócio;
  • Quanto tempo que o usuário fica nas suas páginas;
  • Qual o canal de origem;
  • Conversões.

Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é o Google Analytics, pois por meio dele é possível medir todos esses dados.

Sendo assim, com o auxílio dessa ferramenta, as suas ações de marketing serão cada vez mais efetivas.

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