Custeio ABC: O que é e como funciona nos negócios?

5 minutos para ler

O custeio ABC é um método adotado pelas empresas, que se refere à administração financeira, o que ajuda a definir e calcular os seus custos de produção de itens ou na prestação dos seus serviços.

Ele é muito importante, pois analisa cada setor de modo individual, assim você uma visão maior sobre as despesas envolvidas em todas as etapas do processo.

Quer entender mais sobre essa metodologia de custeio?

Continue a leitura!

O que é Custeio ABC?

O Custeio ABC, do inglês Activity Based Costing, ou Custeio Baseado em Atividades, trata-se de um método que pode ser aplicado em diversos tipos de negócios e possui a finalidade de compreender os valores exatos sobre o quanto é gasto com a fabricação e a distribuição dos seus produtos, ou, em alguns casos, auxilia na prestação de serviços.

O método de custeio ABC é um fator importante para a lucratividade e o controle de todas as etapas da sua empresa.

Com a sua principal função, que é identificar todos os custos em todos os processos, sejam diretos ou indiretos, ele se torna uma ferramenta indispensável na gestão da sua empresa, pois atua na correção de problemas e no aprimoramentos dos seus pontos fortes. 

Após implementar o sistema de custeio ABC, você poderá verificar quais itens contam com os custos mais elevados e quais são as tarefas que estão conectadas a criação de um produto ou serviço.

Sendo assim, você poderá cobrar preços mais adequados, atraindo mais clientes, o que, consequentemente, irá aumentar a sua margem de lucro, tornando a sua empresa competitiva e consolidada no mercado.

As principais vantagens do Custeio ABC

O sistema de custeio ABC possui muitas vantagens ao ser aplicado nas rotinas administrativas, tecnológicas e nas áreas de pessoas, por isso, você deve se atentar a essa metodologia.

Confira as principais vantagens desse método:

  • Administração e controle de processos internos controlados de perto e com revisão contínua;
  • Fluxo de trabalho com melhor definição e fluidez da operação;
  • Identificação rápida e detalhada sobre quais produtos, serviços ou ações geram os custos de maior expressão;
  • Diferenciação entre custos individuais e custos totais da organização;
  • Aplicação nos mais variados segmentos de mercado, desde indústria até varejo;
  • Dados concretos, possibilitando decisões mais efetivas e certeiras;
  • Suporte ao setor contábil da empresa;
  • Identificação de oportunidades, falhas de processo e de gestão,
  • Implementação de demandas que possam gerar, de fato, valor de negócio.

Como aplicar o Custeio ABC na minha empresa?

Nas organizações, qualquer metodologia que busca ser adotada necessita de planejamento e cuidado na hora de sua implementação. Sendo assim, confira agora as principais dicas na hora que você for implementar o custeio ABC na sua empresa!

Planejamento de tarefas

É fundamental elaborar um planejamento das atividades exercidas pela sua empresa em um determinado período. Pois, apenas dessa forma que a separação dos custos pode entrar em detalhes e ser realmente precisa em seus resultados

Tenha em mente que é preciso ter foco nas demandas e definir bem as suas prioridades, com metas bem desenhadas e separação de análise por equipes e setores, para que o mapeamento seja correto. 

Direcionamento de custos e alocações.

Após ter definido as suas principais atividades e seus recursos definidos, é hora de determinar os direcionadores de custos. Um exemplo no custeio ABC, é que você precisa direcionar o que são as despesas fixas, como água, eletricidade e internet.

Além disso, é preciso avaliar também os seus custos iniciais, custos como contabilidade, impostos e diferentes fontes. Assim, com todas as informações coletadas, você precisa direcionar cada custo ao seu processo.

Cálculos e mensuração de resultados.

O cálculo dos custos pode ser um processo um tanto complicado, pois ele envolve diversas variáveis, que devem incluir diversos cenários, voltados à otimização da gestão de custos.  

Por isso, é necessário entender que o custeio ABC leva em consideração dois modelos de custos.

  1. Custos de recursos.

Nessa etapa, o foco principal é compreender o consumo dos recursos. Sendo assim, essa verificação de custos se baseia em um direcionamento.

Esse direcionamento estabelece o aspecto que você deseja verificar. Por exemplo: o gasto com eletricidade em determinada etapa produtiva.

  1. Custos de atividades.

Já na segunda etapa do método ABC, se é verificado o quanto é consumido por produtos ou serviços.

É baseado nos custos dos recursos, mas, aqui, o foco é o quanto as atividades consomem. Por exemplo: quanto se gastou para contratar funcionários, em cada setor, a fim de criar determinado produto. 

(Trecho retirado de suno.com)

Implementação de tecnologia.

Sendo assim, para te ajudar nessa tarefa é preciso contar com a ajuda da tecnologia, utilizando um sistema de gestão, pois dentro dele é possível elaborar relatórios e ter uma gestão mais integrada da sua empresa.

O nosso sistema ERP é eficiente para te ajudar no fluxo de informações, nele é possível acompanhar o seu fluxo de dados e metrificar a produtividade da sua empresa, pois há uma série de fatores, que podem não ser vistos sem o auxílio da tecnologia.

Posts relacionados

Deixe um comentário