Como fazer o controle das contas a pagar e receber?

4 minutos para ler

As contas a pagar e receber são o que mensuram a saúde financeira da sua empresa. 

Acompanhe o que são cada uma delas:

Contas a pagar

São as obrigações financeiras do seu negócio, como as compras feitas com os fornecedores e os salários dos colaboradores.

Além disso, pode incluir nesse cálculo os impostos e as outras obrigações fiscais. Basicamente, é tudo o que a sua empresa gasta, seja com manutenções, materiais, entre outros gastos.

Contas a receber

As contas a receber são definidas como as suas entradas, como por exemplo, às vendas.

Para equilibrar as finanças, obviamente, as contas a receber (lucro) devem ser maiores que as contas a pagar.

Como ter eficiência no controle de contas a pagar e receber?

Para conseguir ter um bom controle dos seus lucros e dívidas é preciso ter um controle automatizado, com processos bem definidos. Isso porque, você terá um controle no que tange ao aumento do faturamento quanto à redução dos custos. Sendo assim, separei algumas dicas essenciais para você ter um bom controle das suas contas a pagar e receber do seu negócio.

Registre todas as movimentações da empresa

Já aconteceu com você de questionar no fim da fatura do cartão de crédito, mas eu só gastei com pouca coisa, dentro de uma empresa não é diferente, uma vez que, todos os gastos precisam ser anotados, por menores que sejam. Um controle eficiente começa pelo registro de TUDO que entra e sai do seu caixa. É esse controle que serve de base para várias outras coisas, como:

  • Controle de estoque;
  • Custos por setor;
  • Produtos e serviços mais vendidos;
  • Fluxo de caixa,
  • Ciclo operacional e financeiro.

Estimule o pagamento antecipado

Uma boa estratégia para ter um bom fluxo de caixa e evitar a inadimplência é estimular o pagamento à vista.

Sendo assim, você pode oferecer vantagens aos seus clientes, que estão dispostos a pagar pelo preço à vista do seu produto ou serviço adquirido. 

Outro fator, é que além de minimizar a inadimplência, ao oferecer vantagens aos seus compradores, você cria uma melhor relação com os seus clientes. Consequentemente, essa é uma ótima estratégia para fidelizar os seus clientes e manter uma boa imagem no mercado.

Gerencie o seu estoque

Você, sem dúvidas, está cansado de ouvir que mercadorias paradas há muito tempo podem causar problemas para as contas da sua empresa.

Mas, será que você tem lidado com o seu estoque como devia? Controlando, gerenciando e otimizando recursos? 

Um bom controle de estoque é aquele que preza pela liberação de suas mercadorias, logo após a ordem de compra. Isso serve quanto para evitar problemas de ruptura e falhas, tanto para auxiliar no seu fluxo contas à pagar e receber. 

Acompanhe o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira essencial para a boa gestão de qualquer empresa. No entanto, grande parte dos empresários não o gerencia corretamente, principalmente aqueles que não fazem a verificação periódica. 

Gerenciar o fluxo de caixa pode demandar tempo. Portanto, faça um bom uso do nosso sistema de gestão, pois por meio dele é possível emitir relatórios e acompanhar os resultados financeiros da sua empresa.

Utilize centros de custo

Um modo eficiente de controlar a agenda das suas contas a pagar e receber é dividi-las em centro de custos, separando por setor, filial ou seguindo algum outro tipo de critério que seja útil para a sua empresa. Por exemplo:

  • Logística;
  • Comercial;
  • Administração;
  • Produção,
  • Marketing.

Assim, fica mais fácil enxergar qual setor está dando mais consumindo mais dos seus custos, ou até mesmo qual setor é o mais lucrativo para a sua empresa.

Invista em tecnologia

Para te ajudar nesse processo é preciso investir em tecnologias que otimizem o processo. Com isso, você pode colocar obter um fluxo dinâmico que irá te ajudar muito nas tomadas de decisão.

Entenda mais sobre as vantagens que a sua empresa terá ao utilizar uma solução tecnológica, adaptada para o seu tipo de negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário