benchmarking benchmarking

Como prover a integração de setores de dentro da empresa?

6 minutos para ler

Promover a integração na empresa é fundamental no caminho até o sucesso. Isso porque, com um mercado cada vez mais disputado, surge a necessidade de fazer com que todos os setores estejam conectados para otimizar o trabalho, reduzir custos e oferecer serviços de excelência aos clientes.

O grande segredo é observar que, quando não existe diálogo na corporação, tomar qualquer decisão, mesmo que seja simples, leva bastante tempo e pode prejudicar o andamento do cronograma diário.

Assim, adotar estratégias tecnológicas dentro desse contexto permite identificar oportunidades e implementar um planejamento eficiente.

Quer saber mais? Acompanhe!

5 dicas de como promover a integração na empresa de maneira simples:

1 Implemente melhorias na comunicação interna

Todo gestor deve partir do princípio de que a comunicação interna é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento do trabalho.

Ao inserir a integração dos setores, é fundamental que todos possam se comunicar de maneira eficiente para agilizar os processos e entender de forma prática as transformações que isso ocasiona.

Além disso, é indispensável ter os objetivos bem definidos para que os setores envolvidos possam exercer suas funções conforme a importância de cada um nos projetos traçados internamente.

Afinal de contas, um negócio sem um bom canal de comunicação não consegue promover a integração com sucesso.

Outro ponto que deve ser levado em consideração está na necessidade de integrar um funcionário desde sua entrada na empresa.

Assim, fica claro como os procedimentos funcionam, quem são os responsáveis por cada um deles e as expectativas dos gestores.

2 Crie projetos em conjunto

Dentro da mesma proposta de comunicação, criar projetos em conjunto é um verdadeiro diferencial. Como um dos pilares da integração, você precisa tornar sua equipe mais participativa e conhecer cada um de forma específica.

Assim, fica também simples pensar em estratégias em longo prazo, conforme as características predominantes dos gestores, e gerenciar os resultados de olho nas oportunidades.

Lembre-se de que é muito importante repassar aos outros departamentos as conquistas de todos os times.

Esse tipo de compartilhamento serve como uma forte motivação e traz a sensação de união entre os colaboradores. Na prática, é importante que eles saibam mais sobre o trabalho dos outros setores, até mesmo, como uma estratégia na hora de garantir um padrão de qualidade e agregar valor ao resultado.

3 Use a tecnologia para a integração dos setores

Em um mercado tão concorrido como o atual, deixar a tecnologia de lado é o mesmo que perder dinheiro e espaço para os concorrentes.

Diante disso, o melhor caminho envolve procurar por um sistema de gestão integrada que possa realizar a automatização de processos, reduzir custos e monitorar os resultados.

Isso acontece porque esse tipo de software engloba desde o processo da cadeia de produção até a chegada do serviço ou produto aos clientes.

Sem contar que, com um fluxo de dados orientado por uma série de recursos, os colaboradores podem desenvolver suas ações com muito mais eficiência.

Para os gestores, existe a possibilidade de ver todo o andamento do trabalho e os resultados em uma única tela, que traz praticidade ao dia dia.

A mão de obra onerosa também pode ser substituída por automação, e a tomada de decisão se torna mais certeira pelas informações de qualidade em mãos.

4 Monte um conceito vitorioso

A integração entre os setores de uma empresa deve girar em torno de um conceito vitorioso. A ideia, aqui, envolve motivar os colaboradores conforme as coisas vão acontecendo.

Desse modo, por exemplo, se o setor de vendas consegue fechar um grande negócio, os próximos passos operacionais e os responsáveis pela produção também devem ser avisados e convidados a participar de uma espécie de comemoração, quando existir.

É muito importante que tudo isso parta dos gestores, como forma de mostrar que o processo de integração funciona bem e que cada colaborador de diferentes equipes representa uma parte indispensável da engrenagem.

É essencial deixar claro que eles ajudam a fazer o negócio se destacar entre os concorrentes e fidelizar clientes pelo bom trabalho realizado.

5- Adote estratégias de endomarketing

As estratégias de endomarketing são fundamentais para manter o ambiente saudável na empresa durante o processo de integração. Além disso, inspirada no marketing tradicional, essa metodologia busca engajar funcionários, conforme os propósitos do negócio e seu crescimento de mercado.

Além de vestir a camisa, o time também é incentivado a colaborar entre si de maneira empática.

Vale lembrar que o endomarketing costuma trazer bons resultados quando é bem gerenciado e acompanhado por um planejamento minucioso, que conhece as necessidades de seu negócio.

Então, estude seus colaboradores como uma espécie de público-alvo e entenda, antes de tudo, quais são os pontos fracos e fortes do processo de integração para lidar com cada etapa de forma esclarecedora.

Dica bônus! Sistema ERP

Você já ouviu falar sobre o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que pode ser livremente traduzido como planejamento dos recursos colaborativos?

Sendo assim, se objetivo é a integração na empresa, esse tipo de software costuma ser o mais indicado, pois sua principal função é gerenciar todos os processos de uma empresa em um único sistema.

O sistema é desenvolvido para integrar dados de vários setores e fluxos de algumas atividades essenciais no funcionamento da corporação. Entre os principais estão controle financeiro, contabilidade, recursos humanos, marketing e vendas.

Atua, também, na confiabilidade e na disponibilidade das informações internas. Conheça, abaixo, outras vantagens:

  • maior transparência;
  • padronização de processos;
  • mais eficiência;
  • personalização completa;
  • relatórios e planejamentos aprimorados;
  • otimização dos custos de TI;
  • maior escalabilidade;
  • melhoria na gestão de estoque.

Agora, ficou claro que a integração na empresa é um processo que passa por uma série de etapas e que deve ser pensada minuciosamente pelos gestores.

Dentro desse universo cheio de dúvidas, o melhor é contar com a ajuda de uma empresa referência no assunto de sistemas de gestão empresarial.

Como o ERP, e que possa identificar exatamente quais são as suas necessidades e como aplicar a tecnologia como uma aliada indispensável.

Posts relacionados

Deixe um comentário