Branding – O que significa e qual sua importância.

6 minutos para ler

O Branding é a maneira de conduzir as estratégias da sua marca. Essa gestão deve incluir alguns fatores como, planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos da sua identidade visual, para que assim possa, conseguir aumentar a visibilidade da sua empresa na mente dos seus compradores.

Portanto, o Branding trabalha com o princípio de que uma marca necessita de planejamento e estrutura, além disso, ela precisa ser gerida e promovida. Ademais, o Branding engloba todos os processos que estão conectados a uma gestão de marca e a sua visibilidade dentro ou fora da organização.

O Branding possui a finalidade de assegurar que todos entendam o posicionamento da marca, além disso, tem o objetivo de aumentar sua relevância no mercado, potencializar a sua visibilidade e fazer com que a empresa tenha uma boa reputação com o seu público. 

A boa gestão da marca irá garantir que a sua empresa cresça de maneira inteligente e duradoura, sempre pensando para o que sua marca é e como é a sua visão perante o mercado.

O que é uma marca?

Antes de entrarmos em algumas dicas práticas, precisamos entender alguns conceitos sobre o que é marca. Acompanhe!

Uma marca não é apenas um nome, um logotipo ou a sua identidade visual “bonitinha”. Ela é um agrupamento de experiências e sentimentos que a sua audiência criou do seu serviço ou produto que você disponibiliza no mercado.

Grande parte das vezes esse processo é individual, no qual cada indivíduo compreende a sua marca de uma forma diferente. Essa visão sempre será baseada nos contextos culturais, sociais, econômicos de cada pessoa e, principalmente, nas experiências que tiveram com o seu negócio. 

É por isso que uma estratégia de Branding se faz necessária. Você nunca terá controle total sobre a percepção da sua empresa, mediante a isso, você necessita criar estratégias que o diferencie dos demais concorrentes, criando uma marca única e que entregue boas experiências do início ao fim da jornada de compra do consumidor.

Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa.

Em sua opinião, por que o Itaú se tornou uma das maiores instituições financeiras do mundo? Sem dúvidas você lembra do “Feito para você”, que é muito mais do que um slogan, mas sim uma representação de uma maneira de gerir focada no cliente e em suas necessidades.

A sua marca precisa de um propósito que irá guiar todas as ações, desde o produto até mesmo como ele será entregue em qualquer canal de distribuição.

Quando isso é bem estruturado, o cliente enxerga e a sua empresa se torna líder de mercado, assim como o Itaú é hoje.

Como utilizar o branding na sua empresa? 

Você deve ter notado que uma marca envolve inúmeros processos. Fazer a gestão dela, portanto, requer cuidado e planejamento.

Com certeza, a sua empresa possui muitos canais de comunicação e muitos profissionais comprometidos, seja os colaboradores ou até mesmo os fornecedores. Além disso, um fator primordial é a aquisição se novos clientes, para que assim, a empresa seja sustentável e dê lucro.

Por isso, vamos ver alguns passos essenciais para esse processo de gestão de marca.

Compreenda a base da sua marca

A princípio para fazer uma boa gestão da sua marca é, sem dúvidas, entender a sua base, o que ela é feita, o que ela promete entregar para os clientes e o que faz ela ser única no mercado.

Alguns dos principais pontos que qualquer base de marca precisa englobar são o propósito de sua marca, sua promessa, seus atributos e seu posicionamento.

Propósito 

O propósito da marca nada mais é do que a sua razão de existir. 

Nessa fase, é preciso voltar ao passado e olhar para o momento de criação do seu negócio. O que você pensava ao criar aquela empresa? O que você buscava transformar no mercado quando criou o seu negócio?

Às vezes, esse propósito pode se materializar em uma frase que acompanha a logo, e acaba se tornando o slogan de sua marca.

Promessa de Marca

A promessa de marca funciona como um manifesto. É o resumo do que você se compromete a fazer na prática para que o seu propósito se torne uma realidade. 

Frequentemente, a promessa de marca é o que é comunicado pelas empresas. Por outro lado, o propósito é o processo interno voltado a descobrir e entender como a sua empresa pode mudar o mercado e ajudar pessoas. Sendo assim, a promessa é algo que se torna palpável.

Atributos de Marca

Agora que você sabe o que são o propósito e a promessa da marca, precisamos falar sobre os atributos da marca. Essas características fazem parte do caminho, mostram as peculiaridades de sua marca para alcançar os objetivos como empresa.

De maneira objetiva, os atributos são as características de seu negócio. São os valores inegociáveis e que conduzem desde a forma como você se expressa até a forma como os seus funcionários trabalham.

Posicionamento

Para compreender o seu posicionamento, é necessário entender e pensar em seus objetivos de negócio, além disso, saber qual é o real valor da sua empresa e o que o seu produto entrega. É a partir daí que você começa a pensar em seu posicionamento.

Um posicionamento é uma diretriz, ou seja, a sua empresa pode ter a diretriz voltada para inovação, por exemplo.

Dica final!

Sem dúvidas, agora, você possui ferramentas e conhecimento necessário para realizar um bom trabalho de Branding na sua empresa. 

Por isso, o que acha de agora aplicar todos esses conceitos de gestão de marca em sua empresa e fazer, dos seus simples consumidores, clientes apaixonados pelo seu produto?

Posts relacionados

Deixe um comentário


Deprecated: O arquivo Tema sem footer.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo footer.php em seu tema. in /var/www/blog.datacamp.net.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085