Sistema ERP na Black Friday: Porque devo utilizar?

6 minutos para ler

A Black Friday é o momento ideal para sua empresa vender mais!

Afinal, ela é a segunda data mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás somente do natal. Mas, as empresas que realmente vendem bem na Black Friday, são aquelas que estão preparadas para receberem um grande volume de clientes.

Sendo assim, para você possuir um controle de cada processo do seu negócio, das vendas ao estoque, é preciso contar com a ajuda do nosso sistema!

Quer saber mais como a nossa tecnologia pode ajudar a sua empresa a vender mais na Black Friday? Confira!

O que é e por que usar um ERP na Black Friday? 

Dentro da sua empresa, várias coisas acontecem ao mesmo tempo: atendimento ao cliente, vendas, pagamento de contas, estoque, recebimentos, etc. Durante o evento da Black Friday, todos os processos irão continuar acontecendo e de modo muito maior do que em um dia comum.

Assim, se você não estiver preparado e organizado para uma alta demanda, os resultados não podem ser diferentes de estresse, perda de vendas, clientes e colaboradores insatisfeitos. A para evitar esse problema é utilizar um sistema de gestão ERP, que é a sigla para “Enterprise Resource Planning” ou “Planejamento de Recursos Empresariais” em tradução livre.

O ERP é um tipo de sistema que centraliza e integra os dados dos setores mais importantes de uma empresa. Assim, em um mesmo lugar, você pode visualizar, por exemplo:

  • Quantos produtos do tipo X foram vendidos ou a quantidade de procedimentos Y realizados dentro de um espaço de tempo;
  • As demais entradas da empresa, como os recebimentos e as saídas, sejam elas despesas ou vendas;
  • A quantidade de notas fiscais emitidas;
  • Como está a situação do seu estoque, dentre outros dados importantes. 

De modo geral, um sistema ERP ajuda a sua empresa a gerenciar todos os setores da empresa em um ambiente mais organizado e, o mais importante, sem papéis ou milhares de planilhas.

Afinal, gerenciar uma empresa mais organizada é uma das prioridades da maioria dos donos de negócio. 

Uma pesquisa divulgada pelo Portal ERP, feita com quase 4 mil empresas em todo país, mostrou que 56,08% dos entrevistados afirmaram optar por um software ERP justamente para melhorar a gestão da empresa.

Como o nosso sistema pode te ajudar na Black Friday?

Veja agora, na prática, como o ERP pode deixar a sua empresa muito mais organizada durante a Black Friday. 

Atualização de estoque

Já aconteceu na sua empresa de um produto ser vendido sem estoque? Ou então, você descobriu que um item está perto de acabar sem ter tempo hábil de entrar em contato com os fornecedores?  

Ao utilizar o nosso sistema na Black Friday, é possível saber em tempo real como anda a situação do seu estoque, evitando surpresas como essa, o que gera uma insatisfação para a empresa e clientes.

Acompanhamento o fluxo de caixa e as vendas em tempo real

Você realiza um controle REAL das suas entradas e saídas ou, consegue ter uma previsão de vendas?

Por meio do ERP, você consegue acompanhar tudo que entra e tudo que sai da sua empresa, em tempo real, incluindo as vendas.

Sendo assim, na Black Friday, será possível tomar decisões de maneira mais ágil, como cancelar uma oferta que não está dando muito certo ou negociar pagamentos que estavam previstos para determinada data.

Centralização de todas as áreas da sua empresa

Nas pequenas empresas, costuma ser o dono responsável por executar e acompanhar as atividades de grande importância. Porém, isso gera uma grande sobrecarga, e impede o crescimento da empresa, a longo prazo.

Com um ERP, como o da Datacamp Tecnologia, você pode monitorar todos os setores da sua setores de onde estiver, com base em dados reais e atualizados. 

 Ajuda a formular descontos

A base da Black Friday, são as boas ofertas, no entanto, fazer promoções não é sinônimo de apenas baixar os preços, é preciso analisar a margem de lucro, para não ter prejuízos.

Sendo assim, possuir um sistema de gestão é essencial, já que é possível visualizar o preço de custo de cada produto e como estão as vendas. Desse modo, é possível definir o que realmente vale a pena entrar em oferta.

Melhora o controle financeiro da empresa

Acompanhar às entradas e saídas de uma empresa é uma tarefa complicada, imagine na Black Friday, com tanto movimento. Mas, com um sistema de gestão, é possível monitorar o financeiro da sua empresa, das vendas à folha de pagamento.

Isso, para quem trabalha com cobranças recorrentes é bastante positivo, já que elas podem ser feitas de forma automática por meio do sistema.

Auxilia na definição de ações de promocionais

Acompanhando os dados da empresa por um ERP, você consegue saber:

  • Os itens ou serviços mais vendidos;
  • Quais são os seus clientes mais fiéis, o que eles compram e qual a forma de pagamento mais utilizada; 
  • Informações importantes  sobre o perfil dos seus clientes, como idade, profissão, endereço, etc. 

Sendo assim, é possível ter uma visão melhor das suas promoções o que ajuda a equipe de marketing na hora de desenvolver as ações para a Black Friday.

Quais são as vantagens de um sistema ERP na Black Friday? 

Você deve estar se perguntando, porque devo usar um sistema ERP na Black Friday? 

Você deve usar, pois, com ele é possível:

  • Reduzir os custos com equipe, devido à boa parte do processo ser automatizado; 
  • Ter todos os dados da empresa centralizados em um único local; 
  • Detectar e resolver os problemas de forma mais rápida, como a falta de um produto;
  • Agilizar o processo de vendas, a começar pelo envio de nota fiscal por e-mail;
  • Acompanhar de perto o financeiro e fazer a conciliação bancária e fiscal de forma simples;
  • Aumentar as vendas e ter clientes mais satisfeitos, com promoções que atendem suas expectativas, já foram desenvolvidas com base em dados reais do ERP.

Entre em contato conosco: https://conteudos.datacamp.net.br/formulario

Posts relacionados

Deixe um comentário