Gestão financeira: 4 erros que você não pode cometer!

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Cometer erros na gestão financeira da sua empresa não dão apenas prejuízo, esse erro pode levar o seu negócio à falência.

Afinal, as finanças são a base do seu negócio, assim quando não há um controle, essa base fica comprometida e pode acabar faltando recursos para quitar as dívidas recorrentes e capital para investir no crescimento do negócio.

Sendo assim, a falha na gestão financeira está entre as principais causas de mortalidade de empresas no Brasil.

E aí, será que você está cometendo erros na gestão financeira do seu negócio? 

Continue a leitura!

Principais erros de gestão financeira

É evidente que nada ameaça mais a sobrevivência da sua empresa do que os erros de gestão financeira, pois como falado, eles estão ligados à base do seu negócio.

Sendo assim, ter um controle de suas finanças significa garantir a lucratividade do seu negócio, investir em seu crescimento e garantir que a empresa possa honrar com suas contas.

De modo contrário, se você não possuir dinheiro em caixa e recursos para investir, você possui sérios riscos de se endividar e entrar para às estatísticas de mortalidade empresarial do Brasil

Segundo o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, publicado em 2019 pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade.

De acordo com os dados, apenas 40% das empresas abertas em 2012 continuavam em operação em 2017.

Além disso, desde 2014, o número de fechamentos tem superado o de aberturas, somando mais de 316 mil falências em apenas quatro anos.

A crise político-econômica brasileira explica parte desse cenário, mas a falta de planejamento e gestão financeira são fatores decisivos para a alta taxa de mortalidade das empresas no Brasil — principalmente dos pequenos negócios.

Sendo assim, separei os principais erros e soluções para que você possa se prevenir das dificuldades financeiras e garantir o sucesso da sua empresa.

4 erros de gestão financeira que você precisa começar a previnir agora!

Confira agora os principais erros de gestão financeira. Leia com atenção para evitar problemas no seu negócio:

Misturar as finanças pessoais e empresariais

O principal erro de gestão financeira é misturar as finanças pessoais com as da empresa. 

Muitas vezes, os sócios têm o hábito de fazer retiradas do caixa para pagar despesas pessoais sem controle nenhum.

Já trabalhei em uma empresa (não é a Datacamp) na qual os gestores tinham o hábito de fazerem retiradas quase diárias para pagar contas particulares, fora isso realizavam muitas permutas para fins pessoais.

Isso levava a empresa estar sempre no vermelho ou em busca de empréstimos para compensar os gastos pessoais. Resultado, a empresa declarou falência e foi vendida. 

Outro ponto, é acreditar que está ganhando menos do que deveria, pois às retiras são executadas mensalmente e comprometem o valor do pró-labore.

Além disso, essa mistura pode causar sérios problemas com a Receita, podendo dificultar as questões fiscais da empresa e dos sócios.

Como evitar esse erro?

Para solucionar esse erro basta: definir um valor fixo de retirada para os sócios, ou seja, como se instituísse um salário mensal.

Caso tenha um lucro maior do que esperado, melhor ainda, pois fica mais simples para ser distribuído de maneira organizada.

Além disso, é fundamental possuir uma conta jurídica para a empresa, pois fica mais fácil ter uma visão maior das movimentações do seu negócio.

Deixar de registrar as contas a pagar e a receber

O segundo erro da gestão financeira é não controlar as suas contas a pagar e receber.

Parece algo básico, mas muitas pessoas não controlam as entradas e saídas da sua empresa. Assim, não é possível saber se o saldo é suficiente para pagar as suas contas, além disso, não sabem quais são os recebimentos que estão agendados.

O resultado é que a empresa pode ficar sem saldo para pagar as suas contas, o que poderá gerar multas, juros e possíveis problemas de negativação.

Como evitar esse erro?

Para solucionar esse problema, você precisa controlar e registrar todas as entradas e saídas do seu negócio, para a realização dessa atividade você pode contar com uma solução digital.

Te garanto, que com 10 minutos ao dia, será possível organizar todas as suas contas a pagar e receber.

Deixar fluxo de caixa sem controle

Descuidar do seu fluxo de caixa é um problema muito sério. Pois, você nunca saberá o real saldo para pagar as suas contas, o que leva você a improvisar nas questões financeiras da sua empresa, seja negociando em cima da hora ou tirando dinheiro de outros lugares para cumprir com os seus compromissos financeiros.

Além disso, você não consegue ter uma previsibilidade nas compras, pois será impossível decidir se está no momento certo para comprar ou investir mais na sua empresa. 

Desse modo, comento esse erro de gestão financeira, sua empresa pode perder clientes, ficar inadimplente com os fornecedores ou até mesmo quebrar.

Como evitar esse erro?

A solução é você realizar uma gestão do seu fluxo de caixa, utilizando maneiras que te ajudem a organizar e planejar as entradas e saídas a curto, médio e longo prazo.

Outro ponto, é necessário contar com o apoio do seu contador, pois irá te ajudar a interpretar melhor os seus relatórios de fluxo de caixa.

Confundir custos com despesas

O último erro de gestão financeira é confundir os custos com despesas no negócio.

Veja a diferença entre esses dois conceitos:

Custos: gastos necessários para produzir, que variam conforme o volume de vendas da empresa, como salários do pessoal envolvido, matéria-prima, entregas, estrutura comercial, etc.

Despesas: gastos fixos para manter a atividade da empresa independente do volume de vendas, como aluguel, honorários contábeis, internet, etc.

Sendo assim, na hora de reduzir os gastos da sua empresa, você precisa separar corretamente os custos das despesas para melhorar a sua rentabilidade sem comprometer a produtividade.

Uma vez que, se você focar apenas em cortar os custos, estará enfraquecendo a capacidade de produtividade da sua empresa, isso porque os gastos são essenciais para expandir a sua empresa.

Da mesma maneira, é necessário controlar as suas despesas para não cometer o erro delas aumentarem e comprometer o equilíbrio do negócio.

Como evitar esse erro?

O melhor jeito de evitar esse erro é registrar e classificar todos os custos e despesas de acordo com as categorias contábeis.

Nesse caso, novamente, é necessário pedir auxílio para o seu contador, pois ele irá organizar esses gastos e planejar corretamente os cortes de custos e despesas na sua empresa.

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