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Ter um planejamento em meio a crise é essencial para o sucesso da sua empresa, assim no conteúdo de hoje falarei sobre alguns passos que você deve tomar em termos de gestão e estratégias de mercado para que o seu produto se destaque mediante os concorrentes.
Ou seja, o que irei explicar é sobre estratégias de gestão e marketing para você reerguer a sua empresa e conseguir construir um negócio sólido, mesmo em meio a esse fim de pandemia (tomara que seja o fim, pois ninguém aguenta mais).
E para facilitar a sua leitura, falarei sobre os seguintes tópicos:
- Por que o planejamento é essencial para a minha empresa?
- Como o planejamento pode ajudar o meu negócio?
- Passo a passo para a retomada;
Acompanhe até o final!
Por que o planejamento é essencial para a minha empresa?
O planejamento na crise é um passo fundamental para a recuperação das empresas depois da pandemia.
Atualmente, estamos caminhando para o final da crise, as empresas estão reabrindo, as pessoas estão voltando a comprar e a economia está voltando a girar.
De acordo com o último Boletim de Impactos e Tendências da COVID-19 nos pequenos negócios, publicado pelo Sebrae em julho de 2020, as micro e pequenas empresas apresentaram faturamento 55% menor do que no pré-crise.
Embora preocupante, esse patamar já demonstra alguma melhora em relação a maio, quando as vendas se encontravam 60% mais baixas do que no período normal.
A conclusão do Sebrae é que a pior fase da pandemia para as PMEs já passou, pelo menos no que diz respeito à queda do faturamento, que chegou aos -64% em março de 2020, esperançosamente o pior cenário.
No entanto, o ritmo de recuperação é variável de acordo com cada setor.
Dê uma olhada nesse exemplo, enquanto os pet shops conseguiram reduzir a queda de -55% para -31% entre março e junho, as academias foram de -68% para -71% no mesmo período.
O que isso significa? O impacto em cada setor é único, sendo assim, a sua empresa precisa estar atenta aos detalhes para sobreviver à crise. Moral da história: é preciso agir, não basta achar que no ano que vem as coisas vão melhorar – é preciso planejar a retomada da sua empresa no pós-crise.
Como o planejamento pode ajudar o meu negócio?
Agora que você compreendeu o atual cenário, é preciso entender como o planejamento atuará dentro da sua empresa como base para a retomada do seu negócio.
Costumo dizer que em tempos de pandemia as empresas precisam se reinventar.
Isso significa que você precisa revisar toda a sua empresa e fazer uma análise de todos os processos administrativos, números contábeis, gestão de pessoas e relação exterior, por exemplo, parceiros e fornecedores.
Até porque, estamos lidando com o “novo normal”, ou seja, as estratégias que funcionavam antes da pandemia talvez não tenham tanto efeito nessa nova realidade.
Um exemplo nítido é a revolução digital, o que fez surgir novos hábitos de consumo, que levaram às empresas migrarem para os modelos de e-commerce, delivery ou take out (retirada no local).
Um passo importante para quando adentrarmos no plano de reabertura para sua empresa é compreender as bases do seu negócio: o que você vende? Como vende? Qual valor entrega? Para quem? Assim, você poderá reposicionar a empresa para competir no mercado pós-crise.
Planejamento na crise: passo a passo da retomada
Passo 1: Faça uma pesquisa de mercado pós-crise
A princípio para você colocar o seu planejamento no pós-pandemia em prática é realizar uma pesquisa de mercado.
A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) define essa etapa como uma “atividade destinada ao levantamento sistemático, registro objetivo, classificação, análise e apresentação de dados sobre comportamentos, necessidades, atitudes, opiniões e motivações de indivíduos e organizações no contexto de suas atividades cotidianas, econômicas, sociais e políticas.”
Sendo assim, realizar uma pesquisa de mercado pós-crise é o que irá identificar como a sua empresa está se posicionando no mercado e como os seus produtos ou serviços atendem às expectativas dos consumidores.
A pesquisa tem a finalidade de descobrir se a sua empresa está vendendo os itens corretos para o público certo, assim o resultado dela vai comprovar (ou derrubar) essa hipótese.
Passo 2: Faça uma análise SWOT da sua empresa
Agora que você já possui os dados da sua pesquisa em mãos, é preciso entender o seu ambiente como um todo, por isso, sempre recomendo utilizar a famosa análise SWOT (ou análise FOFA, em português), que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças:
Forças (Strenghts): são os pontos fortes da empresa, que estão sob seu controle agora e você considera positivo
Fraquezas (Weaknesses): são os pontos do ambiente interno que prejudicam a empresa em relação à concorrência
Oportunidades (Opportunities): são as variações do mercado que podem trazer benefícios para a empresa, mas que não dependem de você para existirem
Ameaças (Threats): são os fatores externos e fora de controle que podem prejudicar a empresa e elevar seus riscos.
O objetivo dessa matriz é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
Dica: quando for aplicar a sua Matriz SWOT, use dados primários (da sua entrevista com o cliente) e secundários (de fontes externas confiáveis), de modo algum invente informações, seja realista!
Ps.: Não sabe montar a matriz? Me mande uma mensagem no Linkedin, terei o prazer em te ajudar!
Passo 3: Crie o planejamento dos objetivos e metas para o negócio
Por fim, para o seu plano ter sucesso é preciso definir metas e objetivos.
Para te ajudar, vou compartilhar uma planilha criada pelo Sebrae que tem o intuito de auxiliar você a planejar e planejar melhor. Para acessar o material, basta clicar no link abaixo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1nmeP4wlUoLtPNbuO-3AqgURcOAAxcxFJ/edit?usp=sharing&ouid=107837434122202349251&rtpof=true&sd=true
Após acessar a planilha, clique em “arquivo” e depois vá para fazer download.
Pronto, é só escolher o formato e utilizar na sua empresa!
Basicamente, ela será dividida em cinco blocos, que devem ser preenchidos com respostas para as seguintes perguntas:
- O que mudar?
O que você precisa mudar para começar a mudança na sua empresa. - Como causar a mudança?
Liste ações práticas para você conseguir alcançar esse objetivo - Para o que mudar?
Qual é o objetivo da mudança? - Qual o investimento?
Calcule e escreva qual será o investimento necessário para realizar as ações. - Qual o ganho?
Quando as ações forem concluídas, qual será o ganho da empresa?