A gestão de conflitos nas empresas são ações que visam buscar a harmonia entre os colaboradores, solucionando os obstáculos que surgem no ambiente de trabalho. Devido ao ajuntamento de pessoas no mesmo lugar com diferentes perspectivas e visões de mundo.
Em artigo sobre o tema, o doutor em Psicologia pela Universidade de Houston (EUA), Scott Elmes McIntyre, afirma que a gestão do conflito se inicia no topo da organização.
Desse modo, cabe a você buscar alternativas para amenizar os conflitos que possam surgir na sua empresa
Por isso, aplicando as medidas corretas, é possível mudar um cenário conflituoso para um ambiente produtivo e pacífico, assim, diminuindo as sequelas negativas sobre a vida profissional e pessoal.
E mais: é essencial compreender que às divergências, muitas vezes, podem trazer benefícios, como proporcionar mudanças e entusiasmar relações.
Essas experiências acarretam em desafios, tendo como principal a responsabilidade do líder em transformar a situação em resultados para a empresa.
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Tipos de conflitos nas organizações
No livro Administração Contemporânea (AMGH, 2011), os autores Gareth R. Jones e Jennifer M. George, explicam que há, basicamente, quatro tipos de conflitos nas organizações:
Interpessoal: entre membros de uma organização
Intragrupo: dentro de um grupo, equipe ou departamento
Intergrupo: entre grupos, equipes ou departamentos
Interorganizacional: entre as organizações.
Outros tipos de classificação.
Idalberto Chiavenato, um dos grandes nomes da administração, defende uma divisão de acordo com a gravidade do conflito.
Em sua obra Gestão de Pessoas (Elsevier, 2008), ele traz a seguinte lista:
Conflito manifestado ou conflito aberto: quando as divergências são expressadas por pelo menos uma das partes envolvidas.
Impasse percebido ou conflito latente: as partes envolvidas entendem que há divergências devido aos objetivos distintos.
Conflito experienciado ou conflito velado: é aquele capaz de provocar sentimentos negativos entre as partes envolvidas, como raiva, intransigência e hostilidade. Muitas vezes, não é manifestado de forma clara.
Geradores de conflitos nas organizações
Para adotar a gestão de conflitos na sua empresa, é necessário ir a raíz do problema e conhecer quais são as razões que estimulam os conflitos no ambiente de trabalho
O simples ato de conviver, durante cerca de algumas horas diárias, é o suficiente para gerar algum tipo de tensão entre os colaboradores da sua empresa
Algumas razões para os atritos:
Problemas de comunicação, de interpretação ou falta de informação
Insubordinação
Falta de uma hierarquia estabelecida
Condições de trabalho inadequadas
Mudanças drásticas de processos e procedimentos
Prazos inatingíveis e cobranças exageradas
Lideranças tóxicas ou intransigentes
Abuso de poder, falta de diálogo e implicâncias injustificadas
Excesso de restrições de atuação dos profissionais
Escassez de recursos financeiros.
Desse modo, como você pode notar grande parte dos fatores citados acima estão sob controle do gestor, por isso iremos entender como fazer a gestão desses conflitos
Veja a seguir:
Como fazer a gestão de conflitos
Agora que falamos sobre os tipos mais comuns de impasses e os principais fatores de desentendimentos, irei apresentar algumas formas de controlar esse tipo de situação.
É preciso que fique claro, que você gestor precisa tomar a responsabilidade de mediar e apaziguar esses conflitos.
Além disso, cabe a você também identificar e solucionar as situações divergentes, com a finalidade de garantir a paz e a produtividade no ambiente de trabalho
Em artigo no portal Administradores, o consultor de empresas Manoel Quintino Junior oferece algumas pistas que podem orientar o gestor.
O sucesso da escolha, obviamente, vai depender da habilidade em entender o ambiente e colocar em prática as medidas diante de cada ocasião.
Confira algumas das possíveis soluções para os impasses:
Saída: acontece quando um dos envolvidos se retira do problema, adiando a solução.
Compromisso: essa solução mista exige que cada parte ceda um pouco
Força: aqui, o chefe ou líder toma a decisão para solucionar o conflito
Apaziguamento: é uma tentativa de acalmar os ânimos sem, de fato, apontar culpados e identificar certo ou errado
Negociação: chamada de ganha-ganha, essa solução envolve diálogo, diplomacia e concessões para que se encontre um consenso.
Infelizmente, não há uma única possível saída para cada situação.
Sendo assim, é preciso uma grande dose de interpretação para buscar os melhores resultados.
“Não existe estilo certo ou errado em relação a qualquer um dos métodos. Cada qual pode ser apropriado e muito efetivo, dependendo das circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das personalidades envolvidas”, explica o administrador e sociólogo Ernesto Artur Berg, em Administração de Conflitos (Juruá, 2010).
Berg explica o método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, chamado “Estilos de Administração de Conflitos”.
O método mostra cinco formas de mediar conflitos, semelhantes às apresentadas por Quintino Junior:
Competição
Acomodação
Afastamento
Acordo
Colaboração.
Mas, afinal, quais delas usar para obter um sucesso maior na minha gestão de conflitos?
O maior segredo está na comunicação!
Comunicação para a gestão de conflitos.
Grande parte das vezes, o conflito começa pela falta de um diálogo claro ou uma diretriz.
Portanto, a melhor solução é melhorar a sua comunicação interna, estimular o feedback e ouvir, de fato, o que as pessoas da sua empresa têm a dizer.
Sendo assim, quanto mais ruídos no ambiente, mais conflitos.
Desse forma, planeje a comunicação de sua empresa para que não haja falta de entendimento e surpresas.
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