Pequenos negócios: como aumentar a produtividade e vender mais
Descubra como aumentar a produtividade do seu pequeno negócio e vender mais com estratégias eficientes e tecnologia. Veja dicas práticas! […]
A gestão de conflitos nas empresas são ações que visam buscar a harmonia entre os colaboradores, solucionando os obstáculos que surgem no ambiente de trabalho. Devido ao ajuntamento de pessoas no mesmo lugar com diferentes perspectivas e visões de mundo.
Em artigo sobre o tema, o doutor em Psicologia pela Universidade de Houston (EUA), Scott Elmes McIntyre, afirma que a gestão do conflito se inicia no topo da organização.
Desse modo, cabe a você buscar alternativas para amenizar os conflitos que possam surgir na sua empresa
Por isso, aplicando as medidas corretas, é possível mudar um cenário conflituoso para um ambiente produtivo e pacífico, assim, diminuindo as sequelas negativas sobre a vida profissional e pessoal.
E mais: é essencial compreender que às divergências, muitas vezes, podem trazer benefícios, como proporcionar mudanças e entusiasmar relações.
Essas experiências acarretam em desafios, tendo como principal a responsabilidade do líder em transformar a situação em resultados para a empresa.
Deseja receber conteúdos como esse em sua caixa de e-mail? Se cadastre em nossa newsletter para ter acesso aos melhores conteúdos e notícias do mercado!
No livro Administração Contemporânea (AMGH, 2011), os autores Gareth R. Jones e Jennifer M. George, explicam que há, basicamente, quatro tipos de conflitos nas organizações:
Idalberto Chiavenato, um dos grandes nomes da administração, defende uma divisão de acordo com a gravidade do conflito.
Em sua obra Gestão de Pessoas (Elsevier, 2008), ele traz a seguinte lista:
Para adotar a gestão de conflitos na sua empresa, é necessário ir a raíz do problema e conhecer quais são as razões que estimulam os conflitos no ambiente de trabalho
O simples ato de conviver, durante cerca de algumas horas diárias, é o suficiente para gerar algum tipo de tensão entre os colaboradores da sua empresa
Algumas razões para os atritos:
Desse modo, como você pode notar grande parte dos fatores citados acima estão sob controle do gestor, por isso iremos entender como fazer a gestão desses conflitos
Veja a seguir:
Agora que falamos sobre os tipos mais comuns de impasses e os principais fatores de desentendimentos, irei apresentar algumas formas de controlar esse tipo de situação.
É preciso que fique claro, que você gestor precisa tomar a responsabilidade de mediar e apaziguar esses conflitos.
Além disso, cabe a você também identificar e solucionar as situações divergentes, com a finalidade de garantir a paz e a produtividade no ambiente de trabalho
Em artigo no portal Administradores, o consultor de empresas Manoel Quintino Junior oferece algumas pistas que podem orientar o gestor.
O sucesso da escolha, obviamente, vai depender da habilidade em entender o ambiente e colocar em prática as medidas diante de cada ocasião.
Sendo assim, é preciso uma grande dose de interpretação para buscar os melhores resultados.
“Não existe estilo certo ou errado em relação a qualquer um dos métodos. Cada qual pode ser apropriado e muito efetivo, dependendo das circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das personalidades envolvidas”, explica o administrador e sociólogo Ernesto Artur Berg, em Administração de Conflitos (Juruá, 2010).
Berg explica o método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, chamado “Estilos de Administração de Conflitos”.
O método mostra cinco formas de mediar conflitos, semelhantes às apresentadas por Quintino Junior:
Mas, afinal, quais delas usar para obter um sucesso maior na minha gestão de conflitos?
O maior segredo está na comunicação!
Grande parte das vezes, o conflito começa pela falta de um diálogo claro ou uma diretriz.
Portanto, a melhor solução é melhorar a sua comunicação interna, estimular o feedback e ouvir, de fato, o que as pessoas da sua empresa têm a dizer.
Sendo assim, quanto mais ruídos no ambiente, mais conflitos.
Desse forma, planeje a comunicação de sua empresa para que não haja falta de entendimento e surpresas.
E lembre-se:
Quanto maior a clareza, melhor o entendimento!
Gostou do conteúdo? Clique no botão Abaixo: