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Conheça os 3 principais indicadores do varejo que devem ser analisados

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Os indicadores do varejo permitem direcionar a estratégia do seu negócio. De fato, eles permitem identificar se as decisões tomadas realmente trazem retorno nas vendas. Além disso, são essenciais na hora de melhorar a dinâmica da equipe no relacionamento com os clientes.

O grande segredo, no entanto, é ter a noção de que os indicadores por si só não conseguem melhorar o desempenho de uma empresa. O que conta muito é o olhar apurado e a experiência de quem está com os dados em mãos. Ou seja, é preciso entender quais são os dados importantes e como eles podem mudar a operação.

Quer saber mais? Vamos mostrar os 3 principais indicadores do varejo que devem ser analisados. Acompanhe!

Principais indicadores do varejo

Conheça a seguir os indicadores mais importantes para quem atua no varejo.

1. Faturamento bruto

O indicador de faturamento bruto mostra, na prática, quanto a empresa faturou com sua atividade em determinado período. Por se tratar de uma questão bem simples, costuma ser o indicador mais usado no momento de avaliar os números do caixa após as comercializações. Afinal de contas, um varejista que não consegue tornar suas vendas significativas provavelmente opera no prejuízo.

Para que você possa fazer o cálculo, é preciso somar todo o dinheiro faturado pelo caixa durante um determinado período. Vale lembrar que esse indicador pode ser avaliado de forma geral ou por produto, segmento ou outras situações específicas.

2. Ticket médio

O ticket médio é um indicador que permite calcular o valor médio das vendas em um período. O cálculo, aqui, é feito com a divisão do faturamento total pelo número de vendas em determinado período. Conforme a necessidade do negócio, também é possível calcular o ticket médio de um produto ou categoria.

Ao analisar o ticket médio, é importante ter como base de comparação o histórico desse indicador, a fim de saber se o ticket médio aumenta ou diminui. Além disso, algumas empresas podem ter um valor considerado ideal para o ticket médio, e é possível comparar o ticket médio efetivo com esse valor de referência. Esse tipo de análise permite identificar a necessidade de ações comerciais ou alterações nos preços dos produtos.

3. Batimento de metas

Uma forma de incentivar um bom desempenho das equipes é estabelecendo metas de vendas, que podem ser diárias, semanais ou mensais, conforme a necessidade de cada negócio.

Dessa forma, um indicador importante é o batimento de metas, que calcula como foi o valor ou número de vendas em relação à meta estabelecida. Por exemplo, se foi determinada uma meta semanal de R$ 100.000,00 e, ao cabo de uma semana, o estabelecimento vendeu R$ 90.000,00, foram alcançados 90% da meta.

Ao analisar o histórico desse indicador, os gestores podem ver a evolução das vendas e avaliar necessidades como:

  • treinamento das equipes;
  • mudança na disposição de produtos;
  • alteração no mix de produtos;
  • lançamento de promoções.

As metas também precisam ser constantemente reavaliadas, a fim de se certificar que são condizentes com a realidade do mercado e do período. Isto é, elementos como festividades e décimo terceiro salário podem afetar significativamente o volume de vendas do varejo e, por isso, devem ser considerados na hora de determinar as metas.

Revisão dos indicadores de vendas

Outro ponto que precisa de muita atenção é o momento correto para fazer as mudanças no planejamento. Se o aviso chegar tarde demais, dificilmente alguma medida será eficiente. Com tanta concorrência no mercado, a postura deve ser sempre mais proativa, de forma a analisar os indicadores no momento certo e com a frequência adequada. Isso permitirá ações mais rápidas e efetivas no dia a dia do varejo, aumentando a eficiência operacional da empresa.

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais indicadores do varejo que devem ser analisados para ter as vendas sob controle. A parte mais importante é se manter em dia com as avaliações para conseguir fazer mudanças estratégicas sempre que necessário e manter o planejamento alinhado com os objetivos de crescimento.

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