planejamento tributário planejamento tributário

Planejamento tributário: entenda sua importância para uma empresa

4 minutos para ler

Fazer o planejamento tributário é indispensável para que sua empresa fique em dia com as obrigações fiscais. No entanto, nem todos os gestores se preocupam com essa questão e acabam com vários problemas nas mãos, que se tornam uma bola de neve. Para evitar que isso aconteça, você deve conhecer a importância de se organizar.

Com a ajuda da tecnologia também é possível otimizar as atividades, mensurar esses dados e avaliar como os incentivos fiscais, por exemplo, podem ser usados de maneira favorável no crescimento de mercado. A partir disso, fica claro que não existe uma fórmula e cada tipo de planejamento prioriza um formato personalizado.

Quer saber mais? Vamos mostrar a importância do planejamento tributário e tirar dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é planejamento tributário?

Na prática, trata-se de uma ferramenta de gestão financeira que ajuda a planejar a longo prazo o pagamento de tributos e a encontrar estratégias de redução legal do valor da carga tributária. Como em cada negócio existem necessidades diferentes em relação aos tributos, o planejamento precisa ser personalizado conforme as necessidades internas do negócio.

Diante disso, é interessante levar em consideração o perfil, os custos de insumos e as estratégias logísticas para encontrar o melhor caminho. Vale ressaltar também que o planejamento tributário é fundamental na hora de ampliar a visão do gestor de pagamentos, para que esses custos sejam os menores possíveis dentro de uma estrutura transparente e dentro da legislação.

Qual sua utilidade para uma empresa?

O ponto principal, aqui, é que as empresas que adotam o planejamento tributário conseguem cumprir com todas as exigências da legislação sem comprometer seu orçamento.

Além disso, ter tudo bem esclarecido proporciona a análise de várias oportunidades de tributação que envolvem sua empresa. Assim, fica muito mais simples auxiliar o trabalho da equipe contábil. Outras vantagens do planejamento tributário são:

  • evita que o tributo incida;
  • reduz o valor recolhido a título de impostos;
  • adia o pagamento de algum tributo;
  • reduz a burocracia;
  • previne multas;

Entre os regimes mais usados no Brasil está o Simples Nacional, que unifica e simplifica o pagamento de impostos e é mais indicado para micro e pequenas empresas. Além dele, existem também o Lucro Real, que calcula os impostos de maneira separada e é obrigatório para quem fatura mais de R$ 78 milhões por ano, e o Lucro Presumido, que tem alíquotas específicas para cada tipo de lucro.

Como fazer um planejamento tributário eficiente?

Agora que você já conhece a importância de ter um planejamento tributário em sua empresa, deve estar em dúvida sobre como colocá-lo em prático. O grande diferencial está em adotar um sistema que tenha tudo a ver com as necessidades do seu negócio e encontrar métodos que sejam dinâmicos para não sobrecarregar os colaboradores. Como dicas, você pode:

  • utilizar tecnologias;
  • levantar dados com o máximo de frequência possível;
  • fazer um estudo detalhado antes de escolher o regime tributário;
  • ter uma dinâmica de revisões constantes;
  • estudar sobre créditos tributários;
  • analisar todos os cenários disponíveis.

Vale ressaltar que não é indicado realizar o planejamento tributário sem ajuda especializada. Afinal, existem muitas regras da legislação que precisam ser seguidas de maneira específica para que sua empresa fique em dia com os órgãos fiscalizadores. Mantenha dentro do time uma pessoa que possa cuidar dos tributos e tenha atenção especial com os detalhes.

O planejamento tributário costuma ser uma tarefa trabalhosa, porém, quando bem executado, traz uma série de benefícios ao negócio. Para que isso seja possível, o melhor caminho é contar com a ajuda da tecnologia e de soluções que possam facilitar o trabalho ao máximo. Só assim será possível encontrar um formato personalizado que entregue benefícios a longo prazo.

Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário