Como usar WhatsApp Business para atender melhor seus clientes?

5 minutos para ler

Você utiliza o WhatsApp Business na sua empresa? Muitos empreendedores costumam utilizar o WhatsApp pessoal com a finalidade profissional. Mas, isso pode te prejudicar, pois misturar o lado empresarial com o pessoal pode influenciar na comunicação com os seus clientes

Além disso, utilizar o WhatsApp Business para a sua empresa eleva a forma que você atende o seu público, uma vez que, o WhatsApp Business possui diversas ferramentas que você pode organizar, automatizar e deixar mais eficiente a sua comunicação com o cliente.

Desse modo, separamos um conteúdo especial para você, sobre como adotar boas práticas dentro do WhatsApp Business e atender muito melhor os seus clientes. 

Confira!

Por que usar WhatsApp Business para otimizar seu atendimento?

Não é mais segredo que a tecnologia tomou uma proporção universal e que ela veio para revolucionar o mercado. Atualmente, a maioria das pessoas gerenciam negócios, atendem pessoas, realizam orçamentos, apresentam catálogos e muito mais com poucos cliques.

E com o WhatsApp Business você pode realizar todas as funções acima o que torna ela uma das ferramentas mais inovadoras do mercado. 

Com esse aplicativo é possível automatizar atendimentos, fazer integração com sistemas de relacionamento (CRM) e sistemas de gestão integrada (ERP), disponibilizar catálogos de produtos e muito mais.

Por que aderir ao aplicativo do WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação criada pela Meta para uso comercial e oferece todo o suporte que uma empresa precisa para atender os clientes.

O aplicativo oferece recursos como:

  • Criação de perfil comercial com informações sobre o seu negócio como endereço, horário de funcionamento e catálogo de produtos ou serviços; 
  • Mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas, personalizadas conforme a sua empresa; 
  • Etiquetas para organizar contatos e conversas prioritárias, utilizando critérios como cliente novo, pedido, pagamento pendente ou pago e outro critério personalizado;
  • Integração com anúncios do Facebook, redirecionando clientes para o WhatsApp; 
  • Versão Web para utilizar o WhatsApp Business no computador e responder mensagens com maior comodidade e rapidez; 
  • Estatísticas e métricas de mensagens, como o número de conversas  enviadas, entregues e lidas pelos clientes; 
  • QR Code e links curtos para mensagens diretas, grupos e links de pagamento. 

Ao contrário do WhatsApp pessoal, as funções do WhatsApp Business são mais completas e oferecem suporte no momento do atendimento e organização do processo de vendas, levando uma maior vantagem competitiva para a sua empresa.

Como usar WhatsApp Business no atendimento ao cliente? 

Para fazer o bom uso do WhatsApp Business no atendimento aos seus clientes exige alguns cuidados, além de uma visão estratégica do seu negócio. Por isso, separei 4 passos para aplicar essa ferramenta em seus processos de venda e atendimento.

1. Conte com suporte oficial

Sem dúvidas, a sua vida é muito agitada para perder horas tentando fazer algo, como programar catálogos e mensagens automáticas sem ajuda.

Por isso, conte com o suporte oficial que é oferecido pelo sistema. Este suporte irá te auxiliar na configuração da ferramenta, assim, todas as dúvidas poderão ser solucionadas e a garantia de que a ferramenta fique pronta para ser utilizada.

2. Faça o uso das mensagens automáticas

Uma boa forma de usar o WhatsApp Business de modo estratégico é utilizar o recurso de mensagens automáticas, como ausência e saudação para otimizar o atendimento ao público. 

Estas mensagens devem ser transparentes para que o consumidor entenda o que foi dito e não desista do produto ou serviço. 

Além disso, isso pode ajudar no controle do negócio e no relacionamento com o consumidor, tanto para vendas quanto em casos de recebimentos e cobranças. 

3. Utilize uma linguagem acessível

É fundamental que você conheça seus clientes e saiba qual a linguagem mais assertiva, fazendo com que o atendimento seja rápido, claro e fluido.  

O ideal é que o seu cliente entenda a sua mensagem no primeiro instante, quebrando barreiras em todo o processo de atendimento e comunicação em todos os aspectos e possibilidades.

4. Faça uma análise de métricas

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o processo de como prestar um bom atendimento, é o momento de começar as análises e monitoramentos. Para essa operação, será necessário utilizar as ferramentas de análise de métricas.

Essas ferramentas são fundamentais para a sua estratégia de atendimento efetiva e de melhoria contínua. 

Assim, com a análise de métricas você é possível ter uma visão completa do seu processo de atendimento ao cliente, verificando dados como mensagens entregues, percentual de respostas e efetividade da estratégia de atendimento.

Posts relacionados

Deixe um comentário