Conheça os tipos de regime tributário para loja de construção

4 minutos para ler

Abrir um negócio e ser líder daquele segmento é o sonho de muitos empresários. No entanto, além de boas tomadas de decisões e planos de ações estratégicos, é importante se manter dentro da legalidade e realizar certas obrigações. Logo, é necessário conhecer os tipos de regime tributário.

As lojas de construção estão sempre à procura das melhores mercadorias para trazer satisfação ao público-alvo e garantir a utilidade do serviço como forma de atrair e fidelizar. Contudo, é preciso ficar atento a certas questões internas e diminuir certos riscos ou equívocos.

Os tópicos a seguir trarão mais clareza e profundidade ao assunto. Você poderá conferir detalhes dos tributos existentes e verá outras informações que agregarão muito valor a sua gestão. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é um regime tributário

O regime tributário é caracterizado pela junção de leis que determinarão o pagamento regular e obrigatório de certos tributos. Essa atividade maximiza a importância do papel de um contador que busca garantir a saúde financeira do seu negócio.

Muitos donos de negócios deixam esses compromissos de lado e procuram focar apenas naqueles investimentos que trarão lucratividade e aumento da receita. No entanto, o não cumprimento dessas medidas resultará em multas e demais ações que dificultarão seu crescimento no mercado. Portanto, é necessário ter conhecimento sobre a legislação.

A importância de escolher os tipos de regime tributário

Cada empresa pertence a um determinado segmento e tem diversas particularidades dentro do seu sistema de gestão. Portanto, é necessário conhecer todas as facetas da sua corporação e sempre ficar atento às leis e normas do seu ramo.

É importante que o empresário saiba do melhor enquadramento jurídico e quais são as atividades nacionais econômicas de que ele dispõe — os códigos de descrições conhecidos por CNAE. Com tais conhecimentos, é possível fazer a classificação certa, realizar os pagamentos corretos e ainda fazer uso da lei de incentivo fiscal para apoiar projetos culturais ou esportivos.

Os tipos de regimes tributários existentes

É necessário que o seu setor contábil tenha a competência de fazer um planejamento tributário, no qual seja possível definir com clareza quais os tributos, impostos e demais taxas que deverão ser pagas para manter o seu negócio ativo e dentro da legalidade.

Existem três tipos de regimes tributários. Confira abaixo a descrição de cada um deles e veja qual melhor se encaixa com sua forma de prestar serviços ao público.

Simples nacional

Esse é um sistema criado em 2006 que legaliza as atividades de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). É bom lembrar que só podem participar os que dispõem de um faturamento máximo de R$ 4.800.000,00.

Lucro real

É um dos tipos de regime tributário do qual empresas que dispõem de uma receita acima do valor de R$ 78 milhões participam. O recolhimento do pagamento pode ser feito de maneira trimestral ou anual.

Lucro presumido

Ele é uma forma simplificada de tributação, em que é feito um cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). O recolhimento varia muito em relação aos segmentos de mercado e é necessária grande atenção do responsável por essa atividade.

Independentemente dos tipos de regime tributário, o responsável precisa contar com uma boa administração dessas informações. A definição correta dos gastos externos e internos faz com que a empresa construa uma análise preditiva de acordo com o cenário em que se encontra.

Além disso, ao definir corretamente os pagamentos, o profissional poderá fazer um bom planejamento financeiro e estudar táticas que melhorem o fluxo de caixa. Nesse sentido, é importante manter a organização e sempre priorizar as questões tributárias.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu os tipos de regime tributário existentes e como é importante manter a sua empresa dentro da legalidade. Fique atento a essas questões e preze pela saúde do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Confira nosso site para saber como é possível administrar essa e outras atividades da sua empresa com a ajuda de ótimas soluções digitais.

Posts relacionados

Deixe um comentário