5 Empresas que podem morrer na Reforma Tributária
A Reforma Tributária vai impactar seu negócio? Descubra os 5 perfis de empresas que correm mais risco e veja como garantir que a sua não seja uma delas. Prepare-se! […]
O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental.
Segundo uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, as tendências de consumo e comportamento do consumidor para 2024 no Brasil mostram um otimismo em relação ao futuro, mas com uma abordagem cautelosa no presente. Isso cria oportunidades e desafios para os pequenos empresários se destacarem.
Nesse artigo vamos compartilhar com vocês as tendências de consumo e comportamento dos consumidores e as principais recomendações para micro e pequenos negócios aproveitarem as tendências de mercado em 2024 e terem bons resultados.
Depois do crescimento acelerado nos últimos anos, o comércio eletrônico no Brasil encontrou um ponto de equilíbrio em relação ao varejo físico. Diferentes segmentos do comércio precisam entender os pontos fortes e fracos de cada canal, além do que o consumidor espera ao comprar em cada categoria. Isso ajudará as marcas a fortalecer estratégias de venda omnichannel
As pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar.
A pandemia transformou nossos valores e prioridades. As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais suas decisões de compra.
Sim, o social commerce continuará sendo tendência do varejo em 2024. Ou seja, as marcas devem continuar apostando no uso das redes sociais como plataforma de vendas on-line, em paralelo às lojas virtuais e marketplaces. Em pesquisa do Opinion Box, 48% dos consumidores brasileiros conectados já compraram pelo Instagram, por exemplo. E 42% fizeram compras após assistir a uma transmissão ao vivo nas redes.
O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo, registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o maior desde 2016, segundo a pesquisa da McKinsey.
Apesar do otimismo, nove em cada dez consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Cerca de 90% reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e produtos para casa.
O home office, por exemplo, impulsionado por avanços tecnológicos, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base em sua rotina e formato de trabalho.
Esse conteúdo te ajudou? Não deixe de compartilhar com amigos e parceiros de negócio!
Conte com as soluções de gestão Datacamp para ter uma gestão empresarial eficiente e alavancar seus resultados em 2024 clicando aqui.