Como uma tecnologia eficiente afeta diretamente na experiência do cliente
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A taxa de conversão (CRO), é utilizada para mostrar como estão os resultados das estratégias praticadas pelo seu negócio. Assim, será possível identificar as falhas que podem ser melhoradas nos processos de marketing e vendas da sua empresa. Com isso, você pode aumentar os seus números e atrair mais clientes para o seu negócio.
Com esses dados, o setor de marketing consegue compreender a mentalidade do seu público-alvo, com isso será possível criar as melhores estratégias para impactar o cliente em potencial.
É normal acreditar que esse indicador só se aplica nas conversões de vendas. Porém, ela pode ser utilizada em cada etapa do funil de vendas, desse modo você consegue ter uma clareza a mais do processo, tendo uma visão nítida desde que o seu cliente é apenas um visitante, até o momento que se fecha a compra e ele se torna cliente.
Quer saber mais como calcular a taxa de conversão e otimizar os resultados do seu negócio? Continue a leitura!
A conversão ocorre quando consegue levar o seu potencial cliente a executar uma certa ação dentro do processo de vendas. Neste caso, a taxa de conversão é uma fórmula que mostra a efetividade de uma estratégia de marketing.
Vale lembrar que não se resume apenas a quantidade de vendas finalizadas, uma vez que pode representar outras conversões, com isso, a taxa de conversão precisa ser clara e baseada em dados.
Para ter um bom número de conversões é preciso que você esteja atento a todas as etapas do funil de vendas. Pois, se ocorrer algum tipo de falha nas etapas iniciais, a quantidade de pessoas que chegarão até a compra, no fundo do funil de vendas, será reduzida.
Fazer essa métrica pode parecer difícil, mas o cálculo é bem fácil!
O primeiro passo para calcular a taxa de conversão é definir qual é o objetivo, ou seja, qual ação dos seus possíveis clientes você quer analisar. Sendo assim, basta seguir os seguintes passos:
1° Identifique quem são os seus possíveis clientes;
2° Realize a qualificação desse público;
3° Identifique as oportunidades e as vendas concretizadas.
Depois, é só fazer o cálculo para a seguinte fórmula:
O número de vendas dividido (/) pelo número de visitas multiplicado (X) por 100
Entender de onde estão vindo os seus clientes (redes sociais, mídia paga, Google, etc.) e quais páginas estão sendo acessadas a partir de cada canal de atração.
Por exemplo, caso você invista em mídia paga, adequar melhor o anúncio à oferta e ao público-alvo fará com que os visitantes encontrem mais facilmente o que estão procurando.
Isso, certamente, fará a taxa de conversão aumentar. No caso da mídia paga, o aumento da conversão ainda diminui o custo por por visitante.
Esta etapa vai te auxiliar a definir os conteúdos para cada uma das etapas de compra, identificar em qual das etapas cada possível cliente está e a tratá-lo de acordo.
Ao definir e compreender a jornada de compra do seu consumidor, será possivel entender qual tipo de informação é a mais importante e o caminho que ela deve ser entregue.
Entregar a informação certa na hora certa faz com que o possível cliente tenha uma reciprocidade com sua empresa muito maior.
Se você pensa que depois que mostrar o seu produto acabou o processo, você está enganado. Agora, é hora de você engajar o seu possível cliente. E para isso você pode utilizar uma estratégia chamada, Marketing de conteúdo.
“Uma forma muito eficiente de ajudar o vendedor a contornar as objeções, gastar menos tempo com explicações muito básicas e explicar de forma mais detalhada é a criação de conteúdo no blog ou conteúdo rico.
Estes conteúdos podem servir de apoio para os vendedores, e também para os potenciais compradores que precisam explicar o que aprenderam para o tomador de decisão [RD Station, 2020, marketing/o-que-taxa-de-conversao].”
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