Aprenda quais são os tipos de notas fiscais utilizadas no território brasileiro

4 minutos para ler

Existem diversos tipos de notas fiscais e o conhecimento de todas elas é importante para respeitar as leis vigentes do nosso país. Os empreendedores precisam entender as diferenças entre esses documentos para formular as suas estratégias. Afinal, ela sempre foi relevante para as empresas e para os consumidores, e agora está disponível em formato eletrônico.

Neste artigo, vamos explicar quais os tipos de nota fiscal e para que elas servem. Você vai entender a sua importância, suas vantagens e a possibilidade de automatização de tarefas, eficiência no processo, padronização, credibilidade etc.

Quer obter mais informações sobre tipos de nota fiscal? Continue a leitura deste post e fique por dentro!

Saiba o que é nota fiscal e para que ela serve

Nota fiscal é um documento utilizado para formalizar a efetuação de vendas e prestação de serviços, registrar faturamentos e possibilitar a cobrança de tributos pelo Fisco. As notas fiscais são extremamente importantes para o controle do governo, das empresas e dos consumidores. Elas atribuem segurança ao controle de estoque, serviço de garantia, monitoramento de compras de mercadorias e fiscalização.

Conheça os tipos de nota fiscal

Emitir nota fiscal é uma ação obrigatória quando ocorrem operações comerciais e de serviços tributáveis. Cada modalidade de negócio deve ter o seu modelo de documento fiscal e assegurar que sejam atendidas as exigências legais na sua emissão. Veja, a seguir, os principais tipos de notas fiscais existentes no Brasil.

Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)

No momento em que os consumidores recebem as mercadorias compradas pela Internet, eles percebem um documento impresso que vem com a embalagem. Essa é a NF-e, que é emitida quando ocorre a venda de um produto físico. A emissão desse documento é realizada pela Secretaria da Fazenda Estadual.

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

Essa é a nota fiscal das empresas prestadoras de serviços, entre as quais estão as academias, as faculdades, os cursos online e as oficinas, por exemplo. Ela é de competência dos municípios, por isso, geralmente, são emitidas por meio dos sistemas das prefeituras.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

No varejo, o documento fiscal emitido é a NFC-e, que deve ser entregue ao consumidor final. Ela é um documento eletrônico emitido pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores finais para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Esse é um documento obrigatório para prestadoras de serviços de transporte, pois garante e agiliza o movimento de produtos nos âmbitos dutoviário, rodoviário, aéreo, aquaviário e ferroviário. A sua emissão é dever da transportadora de cargas, que deve informar diversos dados no ato.

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e)

O MDF-e é utilizado para movimentar cargas em transporte interestadual. Em alguns locais, esses documentos fiscais já são exigidos para operações internas. Por exemplo, no Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Nota Fiscal Complementar

A Nota Fiscal Complementar é emitida para a correção de quantias de mercadorias ou de valores de tributos registrados ou cobrados de forma incorreta. Ela serve para explicar as razões da diferença, se foi reajuste ou aumento de preços, variação de cotação ou erro no lançamento.

Nota Fiscal Denegada

Nota Fiscal Denegada é o documento emitido quando há irregularidade fiscal por parte do empreendedor ou do comprador. Isso acontece quando o destinatário ou o emitente estão irregulares ou falta a habilitação para realizar operações na Unidade Federativa. A numeração dela ficará invalidada.

Compreenda a importância da nota fiscal

A nota fiscal é importante por que otimiza os recursos e agiliza e padroniza os processos organizacionais. Esse documento auxilia no combate à sonegação fiscal e no pagamento acertado dos tributos, concedendo credibilidade às pessoas jurídicas (PJ). Além disso, a sua versão digital possibilita a automação.

Aprendeu quais são os tipos de nota fiscal utilizados no território brasileiro? Elas são apropriadas para reduzir os custos administrativos e financeiros dos negócios e para possibilitar ganhos em escala. Podem ser integradas às plataformas de gestão para vendas físicas ou virtuais.

Ainda tem dúvidas sobre a emissão das notas fiscais? Deixe aqui o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário