Como a tecnologia pode transformar a gestão de sua loja de autopeças
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Ter um planejamento estratégico é fundamental quem se importa com a sua empresa. Por isso, preparei um guia completo que irá te mostrar sobre a importância de um planejamento estratégico, além disso, vamos colocar a teoria em prática.
Os tópicos são:
Leia com atenção, pois, sem dúvidas, esse conteúdo irá ajudar você.
O Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa.
Ele é como um guia que mostra os caminhos para a sua empresa e determina onde ela quer chegar, por meio de ações necessárias que auxiliam a cumprir os objetivos
Ou, citando o pai da administração moderna, Peter Drucker:
“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
Tudo isso mostra que planejar é fundamental para o sucesso da sua empresa, desde a abertura do seu negócio.
Com um plano bem estruturado, é possível definir metas, traçar estratégias, prever problemas e metrificar o progresso do seu empreendimento.
Sendo assim, o planejamento estratégico substitui a “gestão por intuição” e auxilia você a enxergar, de maneira mais clara, os rumos do seu negócio.
O planejamento estratégico é fundamental desde a fase inicial da sua empresa, quando você começa a planejar o negócio.
Depois da abertura, essa necessidade não desaparece. Pelo contrário: ela fica cada vez mais importante para o funcionamento do seu negócio.
Com um plano bem elaborado, é possível atingir metas como:
Como você notou, essa ferramenta pode ser utilizada em qualquer circunstância ao longo da trajetória do seu negócio.
Portanto, é impossível pensar em criar uma empresa sem ter um planejamento estratégico como ponto de partida.
Lembra que falei sobre uma empresa de sucesso, então, o segredo é:
Se o seu planejamento estratégico for ligado a missão e valores de seu empreendimento, sem dúvidas, você está criando as bases para construir um negócio de sucesso.
Assim, se a ferramenta for usada da maneira correta, desde a abertura da sua empresa, será possível enxergar de longe o caminho para crescer e ser forte perante o mercado.
Isso porque as empresas de sucesso são construídas com uma identidade própria e com diferenciais competitivos, o que as fazem desenvolver processos, produtos e serviços com base em suas visões e propósitos.
Por exemplo, pense na Apple, que já nasceu com o DNA de inovação e conseguiu se posicionar como uma das marcas mais relevantes do mundo.
Tudo isso, foi planejado desde a sua criação para conseguir criar uma identidade única, que inspirasse às pessoas que comprassem um de seus produtos.
E até os dias de hoje executam a mesma estratégia campeã.
Atualmente, em um cenário de transformação digital, planejar é uma forma de estar adaptado às diversas situações, o que irá permitir mudanças rápidas, tornando a sua empresa soberana em relação ao próprio destino.
E o mesmo vale para as pequenas empresas que querem construir coisas grandes!
O planejamento estratégico deve seguir algumas etapas lógicas para ser bem-sucedido e não acabar falido.
Confira o passo a passo para fazer o seu planejamento estratégico.
Um bom plano se começa com pesquisas, ao contrário do que muitas pessoas pensam que para começar um plano é preciso estipular metas e objetivos, o correto é: comece de dentro para fora.
Essa etapa deve funcionar como um raio X da sua empresa, deve ser utilizada ferramentas para avaliar todos os setores da sua empresa, como a posição financeira, construção de marca, desempenho de processos, satisfação dos funcionários, entre outros fatores.
Se você é um leitor fiel da nossa newsletter já ouviu falar de uma ferramenta que ajuda a realizar esse diagnóstico da sua empresa, a Análise SWOT
A sigla, em inglês, quer dizer:
Nessa ferramenta, devem ser incluídos todos os fatores que influenciam o andamento do seu negócio.
Isso inclui desde às questões macroeconômicas até os fatores internos como a satisfação dos funcionários e clima organizacional.
Agora que já realizou o diagnóstico e conhece todos os processos dentro da sua empresa, é hora de definir os objetivos a serem alcançados.
O ideal é que esses objetivos sejam divididos em partes e períodos, para que você possa ter um mapeamento melhor do que precisa ser feito.
Pois, por mais que o planejamento estratégico seja pensado a longo prazo, é necessário levar em conta o médio e curto prazo para conseguir realizar os objetivos que demandam mais tempo.
Uma dica importante, ao criar as metas para a sua empresa, é dar preferência aquelas que podem ser medidas.
Por exemplo, você deseja aumentar 20% de faturamento, alavancar o seu ticket médio para 15% ou ser referência do setor dentro de 2 anos.
É comum, para quem não está habituado a criar um plano de negócios, confundir ação com estratégia.
A primeira diz a respeito de medidas práticas, já a segunda define caminhos de o que fazer para alcançar os objetivos.
Para deixar mais claro, vamos a um exemplo:
Objetivo/meta: aumentar o market share em 15% nos próximos 3 meses
Estratégia: lançar três novos produtos que a concorrência não possui
Ações: contratar novos colaboradores para desenvolvimento de produtos, realizar pesquisas de mercado ou investir em tráfego pago.
Como visto, são vários pontos que precisam ser levantados e toda a equipe precisa ser envolvida no processo.
O planejamento estratégico para ser funcional precisa ser coletivo, pois ele abrange todas as áreas da sua empresa.
Desse modo, é essencial garantir que haja a participação de todos nesse processo.
Agora que já analisamos todos os processos, é hora de colocar a mão na massa e executar o plano.
Os indicadores que você definiu serão sua principal referência para metrificar o progresso do planejamento estratégico, sendo assim será possível manter o controle sobre cada tarefa e ação executada por sua empresa.
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