ERP para atacado: Conheça como funciona a integração de setores

6 minutos para ler

Enterprise Resource Planning. Você sabe o que esse termo significa? Definição da sigla ERP, ele fala sobre o planejamento de recursos empresariais e pode fazer uma grande diferença para quem atua no atacado. Entender de que maneira essa denominação é capaz de integrar setores, conferir as vantagens proporcionadas por ela e entender sua importância nas companhias é fundamental e promove excelentes resultados.

Portanto, se você deseja conhecer o ERP atacado e utilizá-lo ao seu favor, não deixe de conferir este artigo!

Qual a possibilidade de integrar diferentes setores com o sistema ERP atacado?

Baseado na automatização de processos, o ERP traz diversos benefícios a fim de garantir o melhor uso possível de recursos fundamentais para a saúde do negócio, como dinheiro e tempo. Um deles é a possibilidade de integração de diferentes setores. Ao monitorar, delegar tarefas e otimizar cada um deles por meio de um único software, é maximizado o período de trabalho.

Pense em seus colaboradores. De quantas horas eles precisam a fim de organizar dados financeiros ou de RH? Por meio do ERP atacado, esse processo passa a demandar segundos — a depender, é claro, das configurações do programa e das necessidades de sua corporação.

Em suma, a possibilidade de trabalhar de forma integrada e garantir rapidez e flexibilidade para a realização de atividades de gestão e do dia a dia dos colaboradores é expressiva. Tudo depende da análise de demandas e da aceitação da transformação digital nos setores. Por melhores que sejam as soluções, elas só serão aproveitadas em seu máximo potencial se houver uma preparação prévia em termos de capacitação da equipe.

Quais os benefícios de integrar através do ERP?

Além do que já foi citado, outros pontos tendem a serem aprimorados pelo ERP atacado. Eles abordam todos os fatores envolvidos nele, indo desde a necessidade de contar com uma equipe alinhada até a centralização de informações capazes de mudar o rumo da companhia. Isso faz com que gargalos sejam minimizados e que a equipe toda se alinhe. Entenda mais sobre eles a seguir!

Redução de riscos

As falhas e gargalos percebidos no atacado são grandes responsáveis por problemas no faturamento e sucesso das corporações. Ao reduzi-los e fomentar o uso de um sistema que eleve a produtividade dos setores, se torna simples atingir metas e objetivos — seja de curto, seja de longo prazo.

Conformidade com normas

Os atacadistas devem seguir algumas leis, como a Lei nº 5.005/2012 e o CDC — Código de Defesa do Consumidor. O ERP atacado tende a ajudar nesse sentido. Isso é feito uma vez que permite uma maior organização e troca de informação entre todos da equipe. Alinhados, as chances de compreenderem pontos críticos a serem seguidos e evitados para o bem-estar do negócio se torna maior.

Possibilidade de mensuração

Bons softwares auxiliam um ponto fundamental: a habilidade de mensurar. Todos os pontos envolvidos na gestão de uma empresa devem ser mensurados. Dessa forma, poderão ser identificados fatores positivos a serem mantidos e negativos a descartar. O ERP faz isso de forma automática e fornece dados preciso aos gerentes.

Gestão de estoque

A estocagem adequada é um dos principais agregadores de sucesso para um atacado. Ele impede que clientes fiquem insatisfeitos por não receberem seus produtos. Também evita a presença de itens indisponíveis e não deixa que nada sobre. Assim, o dinheiro gasto tem seu uso maximizado e custos desnecessários são removidos do orçamento.

A inovação ideal para suas necessidades é capaz de ajudar nesse sentido. Ela maximiza o fluxo de caixa. Além disso, aprimora a organização de documentos e alinha seus times a fim de que tudo saia de acordo com o planejado.

Centralização da informação

Quanto mais as corporações se envolvem com a tecnologia, mais entendem a importância de centralizar a comunicação. Uma informação isolada em um setor pode parecer inofensiva. Porém, ela impede que as outras áreas trabalhem de maneira alinhada. Consequentemente, atrapalha a minimização de erros. Use o ERP a fim de integrar dados diversos!

Controle de processos

Todas as atividades desejadas ganham uma nova roupagem por meio da automatização e otimização de recursos. Afinal, o Enterprise Resource Planning é capaz de ser personalizado. Ele atende cada necessidade e ampara as especificidades de setores, líderes, equipes e gestores — bem como do negócio, de forma geral.

Para escolher a melhor fornecedora de soluções disponível, a sugestão é contar com profissionais experientes. Eles devem ter a capacidade de visualizar todos os pormenores da organização e encontrar a melhor solução unificada. Por esse motivo, é possível dizer que uma companhia pioneira na área tende a ser capaz de executar serviços acertados. Ademais, ter acesso a pilares de excelência em atendimento, variedade de segmentos atendidos e consolidação no mercado também faz toda a diferença.

Qual a importância de contar com uma empresa de ERP que preze pela qualidade?

Além de eficiência na instalação, a companhia contratada precisa ter propriedade no que se propõe a fazer. Isso é dito uma vez que, mesmo que as soluções modernas e inovadoras sejam úteis e recheadas de vantagens, elas não atuam sozinhas.

É preciso que toda uma cultura voltada para o aproveitamento da tecnologia seja implantada. Essa tarefa cabe, em geral, aos gestores da companhia — mas eles devem contar com o auxílio de especialistas competentes.

Ao abrir as necessidades específicas de seus times com a contratada, ela se torna capaz de atendê-las com precisão. Isso é feito por meio das sugestões ideais para o atacado. Todos os benefícios citados podem ser alcançados. Além disso, alavanca-se o uso de recurso e conta-se com o devido monitoramento, a fim de que os pontos negativos sejam trabalhados e os positivos cultivados.

O ERP atacado traz total renovação na forma de fazer e integrar negócios. Porém, é preciso que os líderes e colaboradores estejam preparados para recebê-la. Se esse é o seu caso, não deixe de contar com a empresa certa. Aposte em um módulo de automação comercial capaz de auxiliar em seu Enterprise Resource Planning!

Conheça mais sobre a Datacamp e confira soluções pautadas em bases de conhecimento sólidas e em um pioneirismo que leva experiência e integração a todos os setores!

Posts relacionados

Deixe um comentário