O que são canais de vendas? Descubra aqui!

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Quando se começa a empreender, principalmente de maneira online, é preciso pensar nos canais de vendas para realizar as suas vendas. Eles podem ser desde o ponto em uma loja física, loja virtual, redes sociais ou marketplaces.

Com a transformação digital, você empreendedor pode aplicar estratégias para construir um sistema de vendas integrado e recorrente. Um bom canal de vendas representa a possibilidade de negócios e uma possível captação de um novo público em potencial.

A presença digital de um negócio que busca a expansão online, precisa compreender a fundo quem é o seu público e onde ele se situa. Sendo assim, escolher um bom canal de vendas para o seu negócio é essencial para o crescimento dele, seja no meio online ou offline.

Sendo assim neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que são os canais de venda e como escolher em quais o seu negócio deve estar presente.

Confira!

O que são canais de vendas?

Canais de vendas são os meios pelo qual a sua empresa realiza vendas aos seus consumidores.

Além disso, é entendido como canal de vendas todos os meios que você utiliza para divulgar um produto ou serviço. Assim, existem os canais de vendas físicos por meios dos pontos de vendas  e os canais digitais (lojas online, redes sociais e marketplaces.)

Um ponto importante é que com a multiplicação das possibilidades por meio dos e-commerces, o empreendedor precisa entender que é preciso possuir estratégias em diversos canais, tanto online quanto offline.

A importância em estar em diversos canais é cada vez mais nítida, já que o seu consumidor terá cada vez menos diferenciação no meio de compra, mas sim, ele encontrará o seu produto em diversos canais para compreender a sua relevância e finalizar a compra.

Portanto, é necessário conhecer cada tipo de canal para assim, montar estratégias que funcionem e como resultado aumentar as suas vendas nos diversos ambientes de compra.

Canais de vendas online.

Antes de escolher os canais de vendas é preciso conhecer o perfil do seu consumidor, para então começar a escolher as melhores opções de vendas pela internet.

Estar na internet é importantíssimo para o sucesso de sua empresa, já que acompanham a mudança do comportamento do consumidor, que por sua vez, opta pela facilidade em comprar pela internet.

Conheça agora os principais canais de compra online:

Loja virtual

A loja virtual é um dos canais mais utilizados pelos gestores, pois quando se pensa em vender online, logo vem à mente montar uma loja virtual, cadastrar os produtos e começar a vender.

De fato, este é um bom caminho a se seguir, devido a autonomia que você possui, podendo definir melhor as suas estratégias, formas de pagamento, parceiros de logística e fluxo de vendas por meio de um sistema de gestão.

Além disso, é por meio das lojas virtuais que muitos negócios se iniciam, para depois ampliar o seu mercado em outros canais.

E-mail Marketing

Outra ferramenta muito importante para ter um contato direto com o seu cliente é o e-mail marketing.

Para tornar ela eficiente, você precisa compreender os interesses dos seus consumidores, por meio de conteúdos, para que possa criar uma comunidade e engajar antes de querer vender um produto.

O e-mail marketing é um processo mais complexo, mas possui a vantagem de que quando bem definido traz ótimos resultados para o seu negócio, pois há um contato direto com o seu consumidor, além de você conseguir oferecer ofertas de maneira fácil e rápida.

Marketplace

Os marketplaces podem ser uma ótima estratégia para quem está começando e não possui uma verba imensa para começar, devido ao seu volume muito grande de tráfego de pessoas.

Os marketplaces são como shoppings virtuais, onde você pode comprar qualquer tipo de produto dos diversos tipos de segmentos, além disso, receber tudo em um único pedido.

É simples, é fácil e o melhor o cliente se sente seguro em comprar pois é um canal que ele conhece. Por isso, estar presente dentro deles é importantíssimo para o sucesso de seu negócio.

Exemplos de marketplaces: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza entre outros. 

No entanto, o marketplaces possui uma alta taxa de concorrência o que pode fazer o seu produto perder a visibilidade por conta de preços melhores que o seu.

Redes sociais

Quase uma obrigação para os varejos online. As redes sociais são ótimos canais de divulgação de produtos, mostrar a rotina e gerar conexão com o seu público.

Além disso, é um ótimo canal de vendas, no Instagram por exemplo existe o Instagram Shopping, é uma ferramenta que mostra os valores do produto ao clicar nelas, após o clique o interessado vai direto para uma página de compra.

Ou seja, às redes sociais é uma ferramenta na qual você pode usar para fidelizar clientes e efetuar novas vendas.

Google Ads

O Google Ads é onde você anuncia o seu produto dentro do maior buscador do mundo, sendo uma ótima maneira de gerar tráfego para a sua loja virtual.

Por meio dele é possível levar os seus produtos para a primeira página de pesquisa o que te dará uma maior visibilidade para o seu produto ou serviço.

Canais de venda offline

Confira alguns dos principais canais de vendas offline:

 Ponto de venda (PDV)

O ponto de venda pode ser em vários formatos, seja em loja física ou em modelos de franquias ou lojas de departamentos, o que garante uma ótima exposição para o seu público.

Venda direta

Uma boa estratégia é realizar vendas diretas. Neste caso, o vendedor entra em contato com a sua possível lista de contas na qual envia produtos para gerar uma maior conexão e ajudar na venda.

Esse formato de vendas está cada vez mais presente dentro dos catálogos de whatsapp, o que auxilia na estratégia de vendas pensando no público local de sua empresa.

Como escolher os melhores canais de vendas para o seu negócio.

Agora chegou a hora de você escolher os canais de vendas para a sua empresa. É importante lembrar que você não precisa escolher apenas um canal de vendas, quanto mais diversificada a sua forma de vendas, maior será a quantidade de público atingido.

Por exemplo, um negócio digital pode possuir uma loja virtual, estar presente nas redes sociais, realizar campanhas no Google Ads e possuir um ponto de vendas físico, isso é a hibridização do comercial visando atingir a maior quantidade de público possível.

A verdade é que o melhor canal é sempre o seu público está, por isso, é necessário saber a fundo quem é o seu consumidor, quais são as suas formas de compra e o que você precisa fazer para atrair a sua atenção. 

Para obter sucesso no processo você precisa realizar pesquisas e testes com a finalidade de sanar as suas dúvidas e potencializar os canais de seu negócio.

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