Como evitar erros comuns na Black Friday e alavancar suas vendas
A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano para o comércio, tanto para grandes quanto para pequenas […]
A jornada de compra do cliente precisa ser usada de maneira estratégica para que alcance excelentes resultados. Ao saber quais são os estágios atravessados até a decisão de compra, a empresa consegue elaborar ações segmentadas conforme as necessidades do público e os diferenciais do serviço oferecido.
O melhor caminho está em compreender como funciona cada detalhe da base formada pelas estratégias de marketing com o intuito de criar objetivos que destaquem sua empresa da concorrência. Além disso, ao agregar valor com o marketing de conteúdo, existe a possibilidade de chegar aos consumidores que inicialmente estavam fora do radar de abordagem.
Ficou curioso sobre o assunto? Vamos falar, neste artigo, sobre o que é a jornada de compra do cliente e como colocá-la em prática. Acompanhe!
A jornada de compra do cliente trata do caminho percorrido até que ele tome a decisão final. Esse modelo permite identificar os estágios e criar estratégias personalizadas e diversificadas que incentivam o relacionamento e o interesse do potencial cliente.
Chamada também de Buyer’s Journey, a jornada abrange várias questões que envolvem o marketing de conteúdo, que é a base dos resultados digitais de sua empresa. O mais importante é compreender que o conteúdo torna seu negócio referência na área de atuação e educa seu público sobre tudo o que é oferecido em relação aos serviços.
Assim, para que as estratégias integradas de conteúdo se transformem em números reais, você precisa conhecer a fundo como funcionam as etapas pelas quais os seus potenciais clientes passam. O resultado disso são consumidores mais engajados e que se identificam com a marca.
As etapas da jornada são colocas em ação com foco nas estratégias definidas pelo time de marketing da empresa. Entenda, a seguir, quais são os estágios da jornada de compra do cliente:
Vale lembrar que a jornada pode ser também definida como um funil de vendas e exige uma certa paciência da equipe executora, afinal, torna-se necessário desenvolver ações únicas para cada etapa de conversão. Quando você começa a se aprofundar no assunto, percebe que existe um tipo de pergunta diferente em cada parte do processo de jornada de compra.
Dessa forma, fica mais fácil compreender em quais pontos seu negócio pode ir além das expectativas iniciais dos consumidores. Sem contar que também é possível tomar decisões de maneira mais inteligente ao direcionar esforços exatamente para o que os clientes precisam. Como resultado, o aumento das vendas é apenas uma questão de tempo após a dinâmica ganhar um bom ritmo.
A tecnologia é uma importante aliada quando se trata de marketing de conteúdo e você deve usá-la de maneira eficiente. A automação em todo esse processo faz muita diferença nos resultados. Tenha em mente que o objetivo da automação é nutrir o seu lead com interações de forma personalizada.
Conforme isso acontece, seu potencial cliente fica mais preparado e avança nos estágios de maneira naturalmente. O importante, aqui, é identificar em qual etapa o consumidor se encontra para entregar conteúdos agregadores e avaliar seu histórico no relacionamento com a empresa.
Agora você sabe como funciona a jornada de compra do cliente. O segredo do sucesso das estratégias digitais está em ter todos os procedimentos de conteúdo monitorados para mensurar com exatidão o retorno dos consumidores. Só assim será possível aumentar os números de conversão e se tornar referência na área de atuação.
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