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Tendências de consumo e comportamento do consumidor em 2024

5 minutos para ler

O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental.

Segundo uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, as tendências de consumo e comportamento do consumidor para 2024 no Brasil mostram um otimismo em relação ao futuro, mas com uma abordagem cautelosa no presente. Isso cria oportunidades e desafios para os pequenos empresários se destacarem.

Nesse artigo vamos compartilhar com vocês as tendências de consumo e comportamento dos consumidores e as principais recomendações para micro e pequenos negócios aproveitarem as tendências de mercado em 2024 e terem bons resultados.

7 tendências de consumo e comportamento dos consumidores em 2024:

Coexistência do físico e digital:

Depois do crescimento acelerado nos últimos anos, o comércio eletrônico no Brasil encontrou um ponto de equilíbrio em relação ao varejo físico. Diferentes segmentos do comércio precisam entender os pontos fortes e fracos de cada canal, além do que o consumidor espera ao comprar em cada categoria. Isso ajudará as marcas a fortalecer estratégias de venda omnichannel

O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta:

As pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar.

As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo:

A pandemia transformou nossos valores e prioridades. As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais suas decisões de compra.

Social commerce e live commerce:

Sim, o social commerce continuará sendo tendência do varejo em 2024. Ou seja, as marcas devem continuar apostando no uso das redes sociais como plataforma de vendas on-line, em paralelo às lojas virtuais e marketplaces. Em pesquisa do Opinion Box, 48% dos consumidores brasileiros conectados já compraram pelo Instagram, por exemplo. E 42% fizeram compras após assistir a uma transmissão ao vivo nas redes.

O consumidor está otimista com o futuro:

O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo, registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o maior desde 2016, segundo a pesquisa da McKinsey.

O consumidor está reduzindo gastos:

Apesar do otimismo, nove em cada dez consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Cerca de 90% reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e produtos para casa.

Novo formato de trabalho:

O home office, por exemplo, impulsionado por avanços tecnológicos, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base em sua rotina e formato de trabalho.

Principais recomendações para que você dono de micro e pequeno negócio aproveite as tendências de mercado em 2024:

Focando nos sentimentos do consumidor:

  • Explore a variedade de produtos e serviços com sensibilidade às emoções e comportamentos dos consumidores.
  • Estimule a reflexão sobre a indulgência em pequenos luxos.

Segmentando estratégias para o Público Alvo:

  • Personalize ações com base em canais, regiões e segmentos, considerando as diversidades regionais, culturais e de renda.
  • Reforce a personalização nos canais digitais para atender às diversas necessidades do público.

Pesquisando e observando os clientes:

  • Mantenha informações atualizadas sobre o comportamento do consumidor através de diversas fontes de dados.
  • Utilize ferramentas como pesquisas por WhatsApp e e-mail, Google Trends, análise de redes sociais, Google Analytics e feedback direto para obter insights valiosos.

Personalizando recomendações:

  • Utilize dados e análises avançadas para oferecer recomendações personalizadas, aumentando a relevância e incentivando futuras compras.

Valorizando o comportamento Pré-Compra:

  • Compreenda a jornada do cliente, personalizando experiências e investindo em marketing digital durante a consideração.
  • Facilite o contato, oferecendo informações relevantes e incentivando avaliações para aumentar a probabilidade de conversão e satisfação.

Aproveitando o poder das mídias sociais:

  • Direcione estratégias de publicidade e promoções para atrair o público certo.
  • Encontre o equilíbrio entre a nostalgia analógica e as vantagens do mundo digital para construir conexões duradouras.

Atenção à LGPD:

  • Demonstre transparência e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Empoderamento das equipes:

  • Estimule a criatividade, desenvolvendo habilidades e garantindo que ferramentas e processos atendam à experiência do cliente.

Estratégia de Marketing de influência para a Geração Z:

  • Integre influenciadores na estratégia de marketing, especialmente focando na Geração Z.
  • Busque colaborações autênticas que ressoem com os valores e interesses do seu público.

Sustentabilidade como parte fundamental do negócio:

  • Integre práticas sustentáveis para atrair consumidores conscientes e contribuir positivamente para o planeta.
  • Explore maneiras de adotar práticas mais sustentáveis como parte essencial da operação.

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