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O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental.
Segundo uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, as tendências de consumo e comportamento do consumidor para 2024 no Brasil mostram um otimismo em relação ao futuro, mas com uma abordagem cautelosa no presente. Isso cria oportunidades e desafios para os pequenos empresários se destacarem.
Nesse artigo vamos compartilhar com vocês as tendências de consumo e comportamento dos consumidores e as principais recomendações para micro e pequenos negócios aproveitarem as tendências de mercado em 2024 e terem bons resultados.
7 tendências de consumo e comportamento dos consumidores em 2024:
Coexistência do físico e digital:
Depois do crescimento acelerado nos últimos anos, o comércio eletrônico no Brasil encontrou um ponto de equilíbrio em relação ao varejo físico. Diferentes segmentos do comércio precisam entender os pontos fortes e fracos de cada canal, além do que o consumidor espera ao comprar em cada categoria. Isso ajudará as marcas a fortalecer estratégias de venda omnichannel
O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta:
As pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar.
As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo:
A pandemia transformou nossos valores e prioridades. As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais suas decisões de compra.
Social commerce e live commerce:
Sim, o social commerce continuará sendo tendência do varejo em 2024. Ou seja, as marcas devem continuar apostando no uso das redes sociais como plataforma de vendas on-line, em paralelo às lojas virtuais e marketplaces. Em pesquisa do Opinion Box, 48% dos consumidores brasileiros conectados já compraram pelo Instagram, por exemplo. E 42% fizeram compras após assistir a uma transmissão ao vivo nas redes.
O consumidor está otimista com o futuro:
O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo, registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o maior desde 2016, segundo a pesquisa da McKinsey.
O consumidor está reduzindo gastos:
Apesar do otimismo, nove em cada dez consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Cerca de 90% reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e produtos para casa.
Novo formato de trabalho:
O home office, por exemplo, impulsionado por avanços tecnológicos, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base em sua rotina e formato de trabalho.
Principais recomendações para que você dono de micro e pequeno negócio aproveite as tendências de mercado em 2024:
Focando nos sentimentos do consumidor:
- Explore a variedade de produtos e serviços com sensibilidade às emoções e comportamentos dos consumidores.
- Estimule a reflexão sobre a indulgência em pequenos luxos.
Segmentando estratégias para o Público Alvo:
- Personalize ações com base em canais, regiões e segmentos, considerando as diversidades regionais, culturais e de renda.
- Reforce a personalização nos canais digitais para atender às diversas necessidades do público.
Pesquisando e observando os clientes:
- Mantenha informações atualizadas sobre o comportamento do consumidor através de diversas fontes de dados.
- Utilize ferramentas como pesquisas por WhatsApp e e-mail, Google Trends, análise de redes sociais, Google Analytics e feedback direto para obter insights valiosos.
Personalizando recomendações:
- Utilize dados e análises avançadas para oferecer recomendações personalizadas, aumentando a relevância e incentivando futuras compras.
Valorizando o comportamento Pré-Compra:
- Compreenda a jornada do cliente, personalizando experiências e investindo em marketing digital durante a consideração.
- Facilite o contato, oferecendo informações relevantes e incentivando avaliações para aumentar a probabilidade de conversão e satisfação.
Aproveitando o poder das mídias sociais:
- Direcione estratégias de publicidade e promoções para atrair o público certo.
- Encontre o equilíbrio entre a nostalgia analógica e as vantagens do mundo digital para construir conexões duradouras.
Atenção à LGPD:
- Demonstre transparência e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Empoderamento das equipes:
- Estimule a criatividade, desenvolvendo habilidades e garantindo que ferramentas e processos atendam à experiência do cliente.
Estratégia de Marketing de influência para a Geração Z:
- Integre influenciadores na estratégia de marketing, especialmente focando na Geração Z.
- Busque colaborações autênticas que ressoem com os valores e interesses do seu público.
Sustentabilidade como parte fundamental do negócio:
- Integre práticas sustentáveis para atrair consumidores conscientes e contribuir positivamente para o planeta.
- Explore maneiras de adotar práticas mais sustentáveis como parte essencial da operação.
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