6 séries sobre empreendedorismo que você precisa assistir!

6 minutos para ler

Quem não gosta de ver séries na Netflix, com aquela pipoca e refrigerante? Pois é, creio que a maioria das pessoas gostam deste tempo de lazer.

No entanto, alguns empresários, não possuem tempo para desfrutar dessas pequenas coisas, uma vez que, a sua vida é corrida demais. 

Por isso, pensei em um conteúdo diferente, separei 6 séries de empreendedorismo para que você possa juntar ideias para o seu negócio, enquanto descansar a mente vendo algumas séries. 

Afinal, ninguém é de ferro e todos merecem um descanso, mas é claro, sem perder a visão empreendedora. 

Confira!

Como podemos aprender com séries de empreendedorismo na Netflix?

Segundo os estudiosos, aprendemos de diversas maneiras, uma delas é enxergar as pessoas fazerem determinada coisa. Assim, nas séries às histórias que vemos, quase sempre, nos passam uma mensagem para a reflexão

Nas séries de empreendedorismo na Netflix, isso não é diferente. Além de ser muito boa de assistir, elas são cheias de exemplos para você empreendedor!

Continue lendo e descubra 6 ótimas opções de séries com lições valiosas sobre empreendedorismo! 

6 melhores séries sobre empreendedorismo

A Netflix possui um catálogo incrível sobre os desafios do empreendedorismo. Por isso, selecionamos com carinho as melhores opções para você. Confira!

1. Girlboss 

Releitura livre do best-seller de mesmo nome, Girlboss é uma comédia lançada em 2017 que conta a história de Sophia Amoruso, executiva jovem que conquistou 100 milhões de dólares e se consagrou um dos nomes mais respeitados na moda.

Sophia é uma mulher que começou a empreender vendendo peças de roupa vintage no eBay. À medida que seu negócio vai dando certo, ela decide dar início a sua própria linha de roupas: a “Nasty Gal”.

Lançada em 2014, a produção original da Netflix conta com uma temporada de 13 episódios.

Durante a série, podemos ver Sophia se adaptando, consertando os erros e aprendendo com eles, o que faz com que ela construa uma empresa de sucesso.

Uma das principais lições que a série nos traz é a importância de saber se adaptar, o que se enquadra bem na realidade em que vivemos com a chegada da pandemia. Muitos negócios tiveram que rever seus formatos de trabalho nesse período para manter as portas abertas e superar a crise.

Para ter sucesso com o seu negócio, é necessário entender que imprevistos acontecem, mas com calma e estratégia, é possível tirar o melhor de cada situação.  

   2. Self Made

A série original da Netflix instiga diversos tipos de reflexão, principalmente sobre empreendedorismo feminino. Em especial, a falta de espaço e o preconceito com mulheres negras é algo que chama a atenção no enredo – o que reflete as dificuldades enfrentadas por essas mulheres na vida real.

O formato tem quatro episódios e conta a história de Sarah ou Madam C.J. Walker, a primeira mulher negra a alcançar um patrimônio de um milhão de dólares cuidando de cabelos crespos. Ela conquistou tudo sozinha, com muito trabalho e determinação, superando os preconceitos, problemas familiares e rivalidades épicas.

Self Made mostra como empreender sem o apoio das pessoas mais próximas, já que, mesmo com a amiga de Sarah não acreditando em seu talento, ela não deu ouvidos e continuou dando o melhor de si.

   3. Chef’s Table 

Adentrando no mundo da gastronomia, a série acompanha a rotina de chefs do mundo todo em seis episódios, mostrando quem são, onde vivem e como se inspiram. 

Além da fotografia e das comidas incríveis, a série é um ótimo exemplo de como empreender. Os episódios mostram os percursos que os chefs trilham dentro e fora da cozinha, com foco, persistência e paixão. 

A segunda temporada da série conta com a participação do brasileiro Alex Atala, eleito o Chef do ano em 2006 pelo Guia Quatro Rodas.  

   4. Suits

A série mostra o dia a dia de um escritório de advocacia, com tramas envolvendo rotinas jurídicas e disputas entre sócios. O advogado Harvey Specter contrata como estagiário Mike Ross, uma pessoa brilhante, mas sem ensino superior. Juntos, eles solucionam casos polêmicos, traçando estratégias para que não descubram a não formação de Mike. 

Dentre os ensinamentos da produção, fica claro que o personagem principal atingiu o sucesso batalhando muito. Isso significa que mesmo traçando metas, é preciso trabalhar duro para chegar mais longe.

Leia também: Empreendedorismo com a Grande Família. 

   5. O Código de Bill Gates 

Quem nunca se perguntou o que se passa na mente do criador da Microsoft? Um dos maiores exemplos para qualquer líder, Bill Gates tem sua vida contada na minissérie documental da Netflix. 

A promessa é justamente mostrar como pensa um homem tão inteligente e visionário. A produção estreou em setembro de 2019 com três episódios que mostram a rotina de trabalho e a fome por aprendizado de Bill Gates, associando casos do passado para mostrar como o empresário atua no presente.

A grande lição que podemos tirar dessa série é: estude! Bill Gates lia sobre assuntos que lhe interessavam, expandindo seus conhecimentos para estar sempre um passo à frente da concorrência. Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ir além de somente gerir o seu negócio. Por isso, conheça todos os processos e as áreas da sua empresa e se dedique ao máximo. 

   6. The Playbook: estratégias para vencer

Quem diria que os esportes poderiam ensinar tanto sobre empreendedorismo?

A série Playbook – Estratégias Para Vencer reúne técnicos esportivos que compartilham seus planos para obter sucesso na vida profissional e pessoal em cinco episódios de 35 minutos. Em formato de documentário, a obra apresenta entrevistas comoventes sobre a carreira dos treinadores.

Na série, os profissionais também mostram que os riscos são, na verdade, oportunidades, e que o medo pode ser uma barreira. Algumas regras foram feitas para serem quebradas, não é mesmo?

Posts relacionados

Deixe um comentário