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O atendimento ao cliente deve ser uma prioridade na sua empresa.
Afinal, acertar no atendimento ao cliente significa compreender melhor o seu público e consequentemente suprir melhor as suas necessidades.
Além do mais, é uma forma de reduzir custos, fidelizar e, consequentemente, aumentar a sua receita.
Para você entender a importância de valorizar o atendimento aos clientes, irei te mostrar um número muito interessante.
Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61% dos consumidores consideram ser bem atendidos mais importante do que a qualidade ou o preço do produto ou serviço que estão comprando.
Por isso, informações como essa mostra a necessidade de investir em canais de suporte aos consumidores.
Não à toa, um levantamento da consultoria Forrester apontou que melhorar a experiência do consumidor é prioridade para 72% das empresas.
Com esses dados fica nítido que está na hora de investir e melhorar as suas estratégias no atendimento ao cliente, não é mesmo?
Confira agora os 5 principais tipos de atendimento ao cliente:
1- Ponto de venda (PDV)
Trata-se de um canal que o cliente recebe o atendimento presencial direto no ponto de venda de uma loja física, sendo um dos mais tradicionais.
Além do mais, pode ser executado por meio de um vendedor, tirando dúvidas sobre determinado produto ou serviço, e, também, em algum guichê de informações.
2- Telefone
Se engana quem acha que ele já está ultrapassado, afinal, trata-se de um dos canais de atendimento mais utilizado pelo público até hoje.
Entretanto, tem um único problema: a demora para resolver problemas.
Segundo relatório recente do Zendesk, 30% dos clientes esperam ter suas dúvidas sanadas em menos de cinco minutos durante uma ligação.
A depender do tamanho da sua empresa, pode ser necessário a introdução de um número específico de SAC, ou um call center para melhora interação com o seu público.
3- E-mail
Um clássico entre as estratégias preferidas entre os consumidores. Pois, segundo esse mesmo levantamento feito pela Zendesk, 49% dos clientes preferem resolver seus problemas por e-mail, pois acreditam que esse canal é o mais eficaz.
Além do mais, ele também é uma ótima maneira de aprimorar a experiência com o seu público por meio de ofertas personalizadas por e-mail.
O maior cuidado aqui é com a abordagem, afinal, as trocas de mensagem ficam salvas e podem gerar dor de cabeça mais à frente caso haja qualquer tipo de divergência.
4- Chat
Eficácia, agilidade, versatilidade e rapidez são algumas das principais características desse meio de atendimento.
Esse é um meio que está se tornando cada vez mais comum e usual, seja na presença de atendentes reais, seja no contato via chatbots.
O estudo do Zendesk aponta que apenas 30% das empresas contam com esse recurso, que é o preferido da Geração Y.
Portanto, se esse é o seu público-alvo, vale investir nessa ferramenta.
5- Redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais podem ser consideradas um dos meios mais poderosos de atendimento ao cliente, o que exclui a ideia de que são uteis apenas para a divulgação da marca.
Outra vez, o segredo é dar o feedback o mais rápido possível.
O relatório do Zendesk aponta, ainda, que 17% do público entre 18 e 24 anos tem uma preferência por esse tipo de ferramenta, mas a paciência é curta.
A grande maioria (80%) espera receber um retorno da empresa em até 24h, enquanto metade quer ver seus problemas resolvidos em até uma hora.
Desse modo, ter um perfil ativo nas principais redes sociais é importante, mas, se você quer melhorar a experiência do cliente e atingir suas principais necessidades, é preciso entender essa lógica imediatista.
Como escolher a abordagem no atendimento ao cliente
Após conhecer os principais tipos de atendimento, é preciso escolher qual será a abordagem correta a seguir.
Afinal, é preciso colocar o conteúdo em prática, não é mesmo?
Um fato é que não existe um canal correto para utilizar na sua empresa, para definir um bom canal de atendimento é necessário conhecer o seu público e onde ele está presente
Sendo assim, pode partir a partir da definição das suas personas, pois esse estudo revela muito sobre aqueles que compram ou negociam com você.
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