Conheça os benefícios do sistema ERP para pequenas empresas

6 minutos para ler

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para pequenas empresas permite uma série de melhorias no trabalho diário. Ao contar com a ajuda de um software, você encontra soluções otimizadas para todas as etapas dos processos operacionais e consegue identificar oportunidades de crescimento no mercado.

O grande diferencial está em otimizar o tempo e tomar melhores decisões baseadas em dados atualizados sobre a situação do negócio. Outro ponto está na possibilidade de se destacar da concorrência por conta do aumento do conhecimento sobre o público e suas preferências.

Quer saber mais? Vamos mostrar como o sistema ERP para pequenas empresas faz diferença nos lucros. Acompanhe!

Gestão unificada

Os sistemas informatizados funcionam como apoios na hora de avaliar funções essenciais no andamento do negócio, como previsão de gastos, calendário de pagamentos, controle de estoque e fluxo de caixa. Esse tipo de gestão unificada é um dos principais benefícios do ERP, que permite que você conheça cada detalhe de sua empresa e mantenha tudo sob controle de maneira otimizada.

Existem diversos tipos de softwares com adaptações pensadas para atender às necessidades das pequenas instituições. Com todas as informações centralizadas, o grau de confiança no momento de tomar uma decisão importante costuma aumentar bastante. Assim, a partir do olhar estratégico da gestão, se torna mais fácil pensar em longo prazo e aumentar a competitividade no mercado.

Integração de informações financeiras

Muitas empresas que estão em processo de expansão trabalham com o famoso sistema de apagar incêndios. Mesmo que não seja intencional, seus gestores ficam tão sobrecarregados pelo acúmulo de funções que só prestam atenção nas questões financeiras quando precisam resolver um problema.

Ou seja, as informações ficam desencontradas e o planejamento praticamente não existe. Ao contar com um sistema ERP nas pequenas empresas, a saúde financeira se torna uma das prioridades. Isso porque a integração dos dados automatiza o registro das entradas e saídas do fluxo de caixa e traz o panorama real da situação da empresa.

Ainda existe o processo de modernização financeira que faz com que todos os setores operacionais sejam bem assistidos e a imagem do negócio se fortaleça no mercado. Veja outras vantagens do ERP no setor:

  • redução de custos;
  • gerenciamento de relatórios;
  • aumento da segurança nas operações;
  • maior organização dos documentos;
  • boa divisão de recursos em todos os departamentos.;
  • investimentos direcionados a melhorias do serviço.

Controle de pedidos

O sistema ajuda a empresa a realizar o serviço com excelência. Por esse motivo, ao automatizar o controle de pedidos, os colaboradores conseguem superar desafios e os gestores conhecem as preferências do público de maneira geral. O motivo é que, com dados precisos e de fácil alcance, colocar estratégias segmentadas em prática é um diferencial e tanto no planejamento.

Além disso, o controle de pedidos permite reduzir os erros na operação, prestar assistência personalizada quando algo foge do esperado e apresentar uma política comercial eficiente. Por conta do recebimento automático de pedidos, os gestores ainda contam com dados atualizados sobre vendas e faturamento.

Padronização e aceleração de processos

Ao contratar um sistema digital, o mais indicado é procurar por algo que seja intuitivo e muito fácil de usar. Esse tipo de navegação inteligente facilita seu dia a dia e, conforme o modelo do software, oferece padronização e aceleração de processos. Na prática, isso significa economia de tempo e melhor aproveitamento das competências dos colaboradores.

Com a eliminação da burocracia diária e de processos manuais cansativos, aumenta a motivação dos profissionais em contribuir com os resultados da empresa. Outro ponto que merece ser levado em consideração é a possibilidade de padronização dos processos.

Redução de erros

Errar o menos possível é o desejo de qualquer empresa, não é mesmo? Tenha em mente que o sistema ERP impulsiona seu negócio a seguir boas práticas que minimizam as falhas e ajudam na hora de lidar com possíveis imprevistos. Com o planejamento direcionado conforme as possibilidades da empresa, você consegue avançar com mais cautela e precisão.

Com o detalhamento de todos os processos, fica mais fácil entender onde estão os erros para corrigir cada um de maneira rápida. Por exemplo, se o sistema de entregas está com muitas reclamações, o ERP ajuda a identificar o problema prontamente e mostrar o orçamento disponível para mudanças de fornecedores.

Otimização do tempo

Como já dito, o gerenciamento do tempo na empresa é essencial. Pense bem, um funcionário que passa o dia inteiro cuidando de burocracia ou preenchendo manualmente documentos simplesmente representa prejuízos significativos no relacionamento com os clientes e no processo de vendas.

Ao saber, por meio do software, o que mais precisa de atenção na empresa, e ao eliminar o trabalho manual, o aumento dos lucros se torna uma realidade. Por conta da dedicação às ações estratégicas com mais prioridade, todas as etapas ficam mais alinhadas com as expectativas do público e agregam valor aos produtos.

Cumprimento de obrigações

Sem a ajuda de um sistema especializado, pequenas empresas podem ter dificuldades em cumprir as regras de emissão de nota fiscal. Isso porque a legislação é bem detalhada e o preenchimento incorreto de dados traz uma série de problemas; o principal deles é cair em uma eventual fiscalização.

O documento emitido e armazenado no formato eletrônico também é obrigatório e deve ser prioridade para a empresa. Sendo assim, o ERP facilita esse processo, inclui nos documentos todas as informações indispensáveis e tira essa tarefa da rotina de seus colaboradores. Além disso, o auxílio da otimização eletrônica torna o armazenamento das notas muito mais prático em arquivos online, o que permite a substituição de pastas e papéis que ocupam espaço.

Pronto! Agora você já sabe como o sistema ERP para pequenas empresas é um verdadeiro divisor de águas em seu trabalho. O mais importante, aqui, é escolher um sistema que tenha credibilidade no mercado e atenda a todas as suas necessidades. Diante da assistência oferecida e da facilidade de implementação, o ERP se torna um grande investimento em crescimento e aumento de lucros.

Gostou das informações do artigo? Então conheça os serviços da DATACAMP e acrescente inovação e automação comercial ao seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário