o que é erp e para que serve o que é erp e para que serve

O que é ERP e para que ele serve?

4 minutos para ler

Você sabe o que é ERP e para que serve? Há tempos a tecnologia tem apoiado o crescimento exponencial de empresas de diferentes segmentos, e cabe ao gestor apostar nas ferramentas que o ajudarão nesse propósito.

Logo, é necessário conhecer a fundo as particularidades desse serviço e ver o quanto os sistemas integrados colaborarão na organização de tarefas, integração de times e na construção de um melhor relacionamento com seus clientes.

Se seu desejo é aperfeiçoar a gestão e ter apoio dos recursos tecnológicos, não deixe de conferir as informações dos tópicos abaixo e expandir seu conhecimento sobre o assunto. Boa leitura!

O que é ERP e para que serve esse sistema?

Se você trabalha no varejo, já deve estar familiarizado com uma rotina de trabalho em que é necessário reduzir as perdas no estoque, melhorar o fluxo de caixa, enxergar mais oportunidades de vendas e cuidar das obrigações fiscais da sua empresa. Todas essas tarefas poderão ser controladas e melhoradas por meio do Enterprise Resource Planning (ERP).

Trata-se de um sistema que unifica vários serviços prestados pela sua corporação, desde marketing, comercial, financeiro e até seu software de relacionamento com o cliente. Ele promove a automatização de processos.

Para isso, possibilita a redução de certas atividades manuais que demandavam muito tempo do colaborador. Assim, deixa a equipe livre para focar outras ocasiões favoráveis ao seu crescimento.

É um investimento em longo prazo e serve para romper com as burocracias presentes no dia a dia, manter a organização dentro das prestações de serviço e promover a produtividade dos membros dos departamentos. Com a ajuda dos dados contidos neste sistema, ainda ajuda a tomar decisões certeiras quanto ao futuro do seu negócio.

Quais os principais benefícios do ERP?

Além de promover a integração dos times e aproximar, por exemplo, o setor de TI com o de marketing, o ERP dispõe de uma melhor transparência, segurança e gestão dos dados. Dessa forma, otimiza seus fluxos de trabalho e também diminui custos, trazendo melhorias ao gerenciamento de tempo.

Ele centraliza cada informação e colabora na construção de uma liderança voltada ao pensamento estratégico. O que faz com que os líderes não fiquem apenas focados nas ações operacionais. Ele faz com que homens e máquinas passem a trabalhar com mais inteligência, alinhado ao que é proposto na Indústria 4.0.

Por meio dos relatórios gerados, o gestor poderá tomar decisões certeiras e não comprometer o futuro da empresa com investimentos que não contemplem as metas e os objetivos desejados. Ele passa a abandonar o achismo e ter a análise de dados como principal fonte de certezas.

O que considerar ao contratar esse serviço?

Sabemos que nem todos estão acostumados com a transformação digital e precisam de um suporte que permita a boa implementação. Além de saber o que é ERP e para que serve, o proprietário precisa escolher de forma convicta uma boa marca que presta esse serviço.

Antes de firmar uma parceria, saiba se ela está familiarizada ou é direcionada ao mercado de varejo. Desse modo, as necessidades de suporte serão dadas de maneira alinhada e propícia ao seu segmento.

Durante a leitura deste artigo, você conferiu o que é ERP e para que serve. A tecnologia é imprescindível nos dias de hoje, e sua marca não pode deixar de contar com o apoio dela.

Continue conosco e veja este artigo que fala sobre os benefícios do sistema ERP para pequenas empresas.

Posts relacionados

Deixe um comentário